+ Manchetes >

Latinoware 2010 vai incentivar integração tecnológica na América Latina

Foz do Iguaçu – As principais novidades do mundo da tecnologia, em especial do software livre, serão apresentadas a partir de hoje (10/11/2010), em Foz do Iguaçu, na sétima edição da Conferência Latino-Americana de Software Livre – Latinoware 2010. Software Livre é todo programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição.

Até sexta-feira (12), cerca de 2,3 mil pessoas devem participar do encontro e poderão escolher entre 150 palestras e 19 minicursos. O objetivo da conferência é promover a integração tecnológica entre os países da América Latina, apresentando casos de sucesso que possam ser replicados em diferentes locais.

A Latinoware 2010 é promovida pela Itaipu Binacional, Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). A programação é destinada tanto a usuários iniciantes quanto a programadores profissionais. Os temas que estarão mais em evidência neste encontro, segundo um dos coordenadores, Marcos Antônio Dellazari, são as redes sociais, os modelos de negócios, a acessibilidade, mobilidade e computação em nuvem (uso da memória e da capacidade de cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados pela internet).

De acordo com o coordenador, a Latinowre é o segundo maior evento sobre software livre da América Latina, um espaço importante para a criação de mão de obra, aprimoramento do conhecimento e troca de informações entre usuários, empresas e corporações governamentais. Na opinião de Delazzari, é uma ótima oportunidade de trabalho para usuários e profissionais que queiram apresentar projetos inovadores nesta área.

Marli Portela, superintendente de Informática da Itaipu, avalia a conferência como uma oportunidade de multiplicar boas ideias e políticas integradoras sobre o uso e criação de programas de código aberto. “É um espaço ideal para estudantes, professores, pesquisadores e especialistas de todo o mundo conhecerem lançamentos do setor”, afirmou.

Para aqueles que estão iniciando no setor, a Latinoware oferecerá cursos como o minicurso Linux de A a Z, que vai capacitar os participantes desde a instalação de um sistema Linux até o uso dos principais aplicativos de escritório, gráficos e multimídia. Além das palestras, workshops e mesas-redondas, a conferência terá concursos e competições.

Na Maratona de Robótica, serão demonstrados trabalhos que usam ferramentas de hardware e software livre e o 3º Concurso de Software Livre, em que os competidores vão apresentar soluções que possam ser integradas ao software Expresso Livre – um gerenciador de correio eletrônico que já tem mais de 250 mil usuários em todo o mundo.

*Com informações da Agência Brasil

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Alberto Peixoto
Antonio Alberto de Oliveira Peixoto, nasceu em Feira de Santana, em 3 de setembro de 1950, é Bacharel em Administração de Empresas pela UNIFACS, e funcionário público lotado na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, atua como articulista do Jornal Grande Bahia, escrevendo semanalmente, é escritor e tem entre as obras publicadas os livros de contos: 'Estórias que Deus Duvida', 'O Enterro da Sogra, 'Único Espermatozoide', 'Dasdores a Difícil Vida Fácil', participou da coletânea 'Bahia de Todos em Contos', Vol. III, através da editora Òmnira. Também atua incentivador da cultura nordestina, sendo conselheiro da Fundação Òmnira de Assistência Cultural e Comunitária, realizando atividades em favor de comunidades carentes de Salvador, Feira de Santana e Santo Antonio de Jesus. É Membro da Academia de Letras do Recôncavo (ALER), ocupando a cadeira de número 26. E-mail para contato: [email protected] Saiba mais sobre o autor visitando o endereço eletrônico http://www.albertopeixoto.com.br.