Irã não precisa de bomba atômica para se defender, diz Ahmadinejad

Brasília – O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse ontem (18/11/2010) que o país “não precisa de bomba atômica para se defender”. Segundo ele, a defesa da nação iraniana é baseada na bravura e coragem que funcionam como “bombas atômicas”. A afirmação foi dada durante visita ao Azerbaijão. Desde junho, o Irã é alvo de uma série de sanções impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas que suspeita de irregularidades no programa nuclear iraniano.

As informações são da rede estatal de televisão, PressTV, e da agência de notícias oficial do Irã, Irna. Ahmadinejad reiterou que se dispõe a retomar as negociações com a comunidade internacional desde que a base das conversas seja o respeito mútuo. “Se eles estão prontos para manter conversações com base no respeito mútuo e na justiça, nós também estaremos prontos”.

Paralelamente, as autoridades iranianas anunciaram hoje o “sucesso” do terceiro dia dos exercícios aéreos das Forças Armadas. Um dos testes foi feito com um sistema de médio alcance que é capaz de identificar e destruir aviões tanto em altitudes baixas como em altas.

O porta-voz das Forças Armadas, brigadeiro Hamid Arzhangi, afirmou ainda que os testes envolveram o sistema de defesa aéreo que tem fabricação nacional. De acordo com as autoridades, o objetivo é o de reforçar a capacidade de defesa do território iraniano em caso de ataques.

Os exercícios ocorrem em regiões onde estão algumas das usinas nucleares iranianas que são alvos de suspeitas da comunidade internacional. Segundo as autoridades, os exercícios aéreos ocorrem em três fases em cinco dias. As atividades foram batizadas pelo governo Ahmadinejad de Defensores do Céu 3.

*Com informação da Press TV e Agência Irnaa

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]