Ingá propõe projeto para antever desastres naturais

O Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Defesa Civil do Estado da Bahia (Cordec) firmaram parceria para construírem juntos o projeto intitulado “Elaboração de Planos de Emergência e de Contingência para Eventos Críticos no Estado da Bahia”.

De acordo com a coordenadora de monitoramento hidrometeorológico, Rosane Aquino, que também coordena o projeto, o Plano de Emergência irá também propor uma rede de monitoramento adequada para subsidiar o sistema de alerta, bem como a criação de uma sala de situação que irá dar suporte às ações do Estado e Municípios na prevenção dos desastres naturais considerados eventos extremos”, explica.

Dados da Organização Meteorológica Mundial (OMM) revelam que 90% dos desastres naturais estejam relacionados ao clima e à água, tendo como eventos críticos, as inundações, secas, os extremos de temperatura e incêndios florestais. Na Bahia, os mais comuns são as secas e as inundações.

O projeto também visa à capacitação dos técnicos do Ingá envolvidos na execução, iniciando com a contratação de três bolsistas especialistas na área de hidrologia, meteorologia e análise de sistemas ou geoprocessamento, com prazo de execução das atividades em 18 meses, em consonância com as discussões do Plano Diretor de Monitoramento das Águas.

Segundo a coordenadora Rosane Aquino, o monitoramento é um instrumento da política das águas do Estado, que está previsto na Lei Estadual 11.612 de 2009, fortalecendo assim, a perspectiva do desenvolvimento do desenvolvimento deste projeto no âmbito do órgão gestor das águas.

O Ingá já realiza, desde o ano 2000, o monitoramento hidrometeorológico na região do semiárido do Estado, nos rios Itapicuru, Verde, Jacaré, Paraguaçu, Contas e Paramirim, além dos Rios Grande, Carinhanha e Corrente, no Oeste baiano.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]