Governo reforma 70 escolas da rede municipal. Leia esta e outras notícias da PMFS

Palestra para casais do Casamento Coletivo.

Palestra para casais do Casamento Coletivo.

Professor conquista reajuste de 3 por cento acima da inflação

Cerca de 70 escolas da rede municipal de ensino, tanto na zona urbana quanto rural, já foram reformadas e ou ampliadas, além de outras construídas, desde o ano passado. As intervenções fazem parte das ações promovidas pela Prefeitura de Feira de Santana, inclusive com investimentos na parte humana, visando elevar a qualidade do ensino público municipal.

A valorização do ensino também passa pela oferta de tecnologia nas unidades escolares, com disponibilização de lousas eletrônicas, utilizadas como laboratórios virtuais, além de implantação de laboratórios de informática, com acesso gratuito à Internet através do programa Feira Cidade Digital.

Aliado a estes investimentos, as escolas da rede municipal também disponibilizam de tecnologia de ponta a serviço do bem estar dos alunos, com a implantação de condensadores para captação de água potável extraída do ar. Outros investimentos tecnológicos já entram em operação no final deste ano, com a implantação da matrícula digitalizada, evitando filas nas portas das escolas.

Alimentação de qualidade é outro investimento promovido pelo Governo Municipal. A merenda escolar passou a ser acrescida de produtos naturais produzidos pela agricultura familiar do próprio município, tornando a alimentação mais saudável, nutritiva e saborosa. E todos os alunos, já a partir de 2011, passam a ir às escolas com todo o fardamento doado pela Prefeitura, desde camisa, short, dois pares de meia, tênis e mochila.

Desde junho deste ano, conforme a diretora do Departamento de Manutenção da Secretaria de Educação, Tereza Cristina Mendes Costa, a Prefeitura já reformou ou está com obras em execução de cerca de 30 unidades escolares.

Além disso, estão em construção a Escola Chico Mendes, no bairro Campo Limpo; Escola Joaquim Pereira dos Santos, no povoado de Candeal; e a Creche e Pré-Escola Eduardo Miranda, no bairro do Tomba. Outras obras de reforma e ampliação resultaram praticamente na construção de novas escolas, a exemplo da Escola Maria de Lurdes Brito, no conjunto Feira IX, e Escola Municipal Ambrósio Bispo, em Jaíba.

Neste mesmo período, o Governo Municipal implantou projetos de estímulo ao desenvolvimento do aprendizado, com parcerias com o jornal “A Tarde”, disponibilizando exemplares de jornal em todas unidades escolares, o projeto Ziraldo e também o projeto “Paralapracá”, através de parceria com a C&A.

Enquanto isso, os professores conquistaram reajuste de 3% acima da inflação, ampliação da jornada de trabalho de 20 para 40 horas semanais, o que representa um aumento salarial de 100%; e ainda mudança de referência, que em alguns casos somou mais um aumento salarial de até 80%. E ainda o Governo Municipal liberou o pagamento do abono pecuniário, convertendo a licença prêmio em dinheiro para mais de 800 professores, com investimentos de quase R$ 5 milhões para os beneficiados.

Pavimentação avança na Queimadinha

As intervenções estão concentradas na rua Ceará

As obras de pavimentação asfáltica com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) de três ruas no bairro Queimadinha continuam avançando. As intervenções estão concentradas na rua Ceará, uma das vias mais problemáticas da comunidade, corrigindo os desníveis dos paralelos e de tampões do canal de drenagem que corta a artéria.

As obras estão em fase de conclusão da pavimentação de uma das duas faixas da rua. Na manhã desta quarta-feira (24), o serviço foi retomado por volta das 7hs, com a imprimação do solo para recebimento da camada asfáltica a quente, considerado o que há de mais nobre em urbanização.

O serviço está concentrado no cruzamento entre as ruas Ceará e Espírito Santo, unindo ao trecho da artéria já pavimentado com asfalto. A cada avanço das obras, a comunidade acompanha atenta e vibra, na expectativa com os resultados da urbanização das três ruas do bairro.

As obras foram iniciadas na rua Rio Grande do Norte, trecho a partir da praça do Cruzeirinho. Contemplou toda a artéria, pondo fim aos buracos e desníveis na pavimentação que tanto incomodavam moradores e motoristas.

Em seguida, as intervenções também vão resultar na urbanização da rua Pernambuco. São os principais corredores de tráfego do bairro Queimadinha. A expectativa do Governo Municipal é de gradativamente incluir outras artérias também no cronograma de pavimentação asfáltica, visando modernizar as vias públicas desta comunidade.

Para os moradores das ruas contempladas, a pavimentação trará uma série de benefícios. “Vai melhorar bastante nossa situação. Acredito que a poeira que invade nossas casas será bem menor. Quanto ao calor que aumentará por conta do asfalto, não tem problemas, porque a pavimentação asfáltica valoriza nosso bairro”, ressalta a moradora da rua Ceará, Maria Leônia dos Reis, 60 anos.

Já a moradora Geusa Maria Oliveira, 48 anos, observa que as promessas de pavimentação da rua eram antigas. “Eu sempre ouvia falar que a rua Ceará seria asfaltada, isso desde quando moro aqui, há 25 anos. Nem acreditava mais que esse asfalto chegaria. Mas o bom é que veio”, comemora.

Resultado para conselhos tutelares

Lista de candidatos habilitados para conselhos tutelares

O resultado da avaliação do processo seletivo para preenchimento das vagas dos conselhos tutelares foi divulgado na noite de terça-feira (23), no site da Fundação de Fomento à Tecnologia e à Ciência ()http://www.fundacaoftc.org.br, entidade responsável pelo processo.

Foram habilitados 35 candidatos, os quais obtiveram na prova média superior a 154 pontos. O peso total da avaliação, que incluiu 30 questões mais redação, foi de 220 pontos. A prova foi aplicada na tarde do domingo (21), no Colégio Estadual Agostinho Fróes da Mota.

Os 35 candidatos habilitados participarão da eleição que acontecerá no dia 19 de dezembro, das 8 às 17 horas, quando serão eleitos 15 conselheiros titulares e 15 suplentes, que irão atuar em três conselhos tutelares de Feira de Santana.

Palestra para casais do Casamento Coletivo

Importância do casamento discutida no dia 2 de dezembro

Os 171 casais inscritos no Casamento Coletivo vão participar de palestra sobre a importância do casamento no contexto da sociedade e da família na quinta-feira, dia 2 de dezembro. A reunião será realizada no auditório da Secretaria de Saúde, das 9 às 12 horas. Após a palestra, vai haver sorteio de brindes para os casais, como duas noites de núpcias no Hotel Acalanto e mais dois jantares.

Segundo a coordenadora do programa, Maria Lícia da Mota, os casais terão orientações sobre o casamento. “Muita gente pensa diferente sobre o matrimônio e, por isso, é preciso conscientizá-los. Estamos preparando os noivos para o dia da cerimônia”, afirma.

Como a Justiça passou a exigir Certidão de Nascimento com seis meses de antecedência do matrimônio, Maria Lícia comenta que o número de casais reduziu. Em 2009, 272 casais participaram da cerimônia. “Se não fosse esta exigência, a gente teria mais de 500 casais. Eles sentiram dificuldade porque muita gente interessada mora em outro Estado”, pontua.

O Casamento Coletivo será realizado no dia 9 de dezembro, a partir das 8 horas, no espaço do antigo Mega Fest, atualmente Igreja Assembléia de Deus, na avenida Maria Quitéria. É uma promoção da Prefeitura de Feira de Santana em parceria com o Poder Judiciário.

Escola de Trânsito forma primeira turma

Entre os 20 formandos estão 17 agentes municipais de trânsito

A Escola Pública de Trânsito de Feira de Santana (Eptran) formou a primeira turma no curso de Trânsito, na noite de terça-feira (23), durante solenidade no Foyer do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo. A iniciativa da Secretaria de Transportes e Trânsito (SMTT) visa qualificar melhor os profissionais que atuam diretamente no transporte e trânsito da cidade.

Dentre os 20 formandos estão 17 agentes municipais de trânsito, um guarda municipal e mais dois policiais militares. Durante 80 horas de aulas ministradas em um mês, abordaram sobre legislação do trânsito, primeiros socorros, operações de trânsito, educação emocional e ainda aula prática em blitz educativa. Cada etapa do curso foi mostrada em um vídeo com a participação dos alunos.

Durante a formatura, estiveram compondo a mesa de honra o secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, que esteve representando o prefeito Tarcízio Pimenta, secretário de Desenvolvimento Urbano José Pinheiro, superintendente de Trânsito Vanderval Menezes, representante do Comando Regional Leste da Polícia Militar major Nilton Paixão, pastor Israel Terra Nova, diretor da Fundação de Administração e Pesquisa Econômico-Social (Fapes) Joaquim Suzart, diretor-presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa César Orrico, representante da 3ª Ciretran Amarildo Araújo de Novaes.

Ao parabenizar os formandos pela conclusão do curso, o secretário Flailton Frankles destacou o propósito da iniciativa. “Com o curso, temos a esperança do Governo Municipal oferecer um melhor serviço. Desejamos que o que aprenderam no curso possam aplicar na prática”, afirmou, ao ressaltar outros investimentos no trânsito em Feira de Santana para oferecer mais segurança a motoristas e transeuntes.

O superintendente Vanderval Menezes ressaltou a importância da implantação da Eptran. “A escola foi criada com o sonho de termos profissionais preparados tanto no trânsito quanto no transporte, oferecendo conhecimento necessário para a resolução de problemas”, frisou.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]