Governo Municipal divulga nota de Esclarecimentos sobre o Ecoville. Leia esta e outras notícias da PMFS

39ª Festa do Vaqueiro em Socorro.

39ª Festa do Vaqueiro em Socorro.

Em decorrência dos acontecimentos envolvendo a construção do Ecoville Residencial, o Governo Municipal presta os seguintes esclarecimentos à comunidade:

O Projeto do Ecoville Residencial foi aprovado em 3 de julho de 2008 pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano;

A construção do Ecoville foi autorizada em 21 de julho de 2008, conforme alvará e licença concedidos pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano;

Em 12 de agosto de 2008, a Embasa emitiu a declaração de viabilidade de água e esgoto;

Em 6 de outubro de 2008, a Caixa Econômica Federal (CEF) dispensou a licença ambiental, levando em consideração critérios da cartilha do Centro de Recursos Ambientais (CRA) e da CEF, considerando que a solução de esgoto é rede coletora com despejo em rede existente e a drenagem é superficial.

Em maio de 2009, a Ecoville Empreendimentos Ltda. assinou convênio com a Caixa Econômica Federal, recebendo da instituição financeira a autorização para o início da construção do Ecoville Residencial;

Uma inspeção realizada em 6 de novembro de 2009 pela Secretaria de Meio Ambiente constatou que o projeto do Ecoville deveria ser modificado para evitar a invasão da Área de Proteção Permanente(APP) do afluente do rio Subaé. A empresa cumpriu esta condição.

Uma fiscalização feita no dia 5 de novembro de 2010 pela Secretaria de Meio Ambiente constatou que parte da obra estava invadindo a APP, houve o imediato embargo e, em seguida, a aplicação de uma multa;

A Secretaria de Meio Ambiente também já elaborou um Termo de Compromisso para ser assinado com a Ecoville Empreendimentos Ltda., para que a obra respeite a APP e a área degradada seja totalmente recuperada pela empresa, visando garantir a preservação do meio ambiente no local. A empresa pediu cinco dias de prazo a que tem direito para analisar o documento.

Estas etapas aqui descritas deixam evidenciado que o Governo Municipal não cometeu nenhum crime ambiental, nem tampouco negligenciou na fiscalização ou nas providências adotadas tão logo a fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente constatou a irregularidade.

Ações da SMTT e SMT no Feiraguai

Vendedores e moradores satisfeitos com mudanças

A Secretaria de Transportes e Trânsito (SMTT) em parceria com a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) estão desenvolvendo diversas ações para disciplinar o trânsito na área do Feiraguai. Os comerciantes e consumidores do local aprovam as mudanças que estão acontecendo e já percebem maior fluidez no trânsito do local.

Para o vendedor Alex Moura, a acessibilidade para as pessoas entrarem na loja melhorou bastante. “Hoje os clientes têm maior acesso para realizar suas compras com conforto. Antes não conseguiam estacionar por falta de espaço suficiente”, conta.

Segundo Márcio Alexandre Souza, que reside próximo ao Feiraguai, o trânsito está ótimo, tanto para os pedestres como para os motoristas.
“O trânsito está fluindo muito bem e essa ação precisa ser realizada também na rua Cristovão Barreto, pois lá nós encontramos sérias dificuldades”, sugere.

O gabinete operacional da SMT vai permanecer no Feiraguai durante todo o mês de novembro, com o intuito de fiscalizar e orientar os condutores com folhetos da campanha “Estacione Legal e com Segurança no Feiraguai!”. Através de um mapa desenhado nos folhetos, os condutores se informam sobre as áreas destinadas para estacionamento e as que são proibidas, além da indicação dos estacionamentos particulares.

39ª Festa do Vaqueiro em Socorro

Edição será marcada por missa, desfile e shows

Os vaqueiros do povoado do Socorro, em Tiquaruçu, e de distritos vizinhos vão se reunir mais uma vez na 39ª edição da Festa do Vaqueiro do Socorro, neste sábado (13) e domingo (14). Os festejos começam a partir das 20h30, com a apresentação dos grupos Beto Cardoso (às
20h30), Geração 10 (às 22 horas) e Ki Xote É Esse (à zero hora).

No domingo acontece a tradicional missa a partir das 10 horas, após o desfile dos vaqueiros encourados. A festa continua com os grupos Jota 3 (às 16 horas), Ronne Rey (às 18 horas) e William Caster (às 20 horas).

De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Euclides Arthur Andrade, o evento vai reunir cerca de cinco mil pessoas de distritos como Bonfim de Feira, Jaguara, Jaíba, Maria Quitéria, Tiquaruçu e Matinha.

“É muito importante que se mantenha a tradição e a cultura do povo desses distritos. Por isso procuramos realizar uma festa bem organizada e segura para todos que participam”, afirma. Segundo ele, o palco será armado nesta sexta-feira (12) e os preparativos serão concluídos na tarde de sábado.

Obra da UPA na Mangabeira avança

Previsão é que unidade seja entregue em meados de 2011

A obra da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) situada no loteamento Jardim dos Namorados, no bairro Mangabeira, continua em ritmo avançado. Na manhã desta sexta-feira (5), diversas paredes já alcançavam a altura de três metros, própria para iniciar a instalação da laje.

Os 22 operários da 5M, empresa vencedora da licitação pública, estão trabalhando na construção da estrutura das paredes há 15 dias e esperam concluí-las em mais duas semanas, quando pretendem dar início à colocação da laje. Os trabalhos concentram-se ainda na colocação das vigas.

A UPA vai funcionar 24 horas e terá dois clínicos, pediatra, técnicos e enfermeiros. A unidade também contará com sala de raio-X, laboratório e departamentos específicos para atendimento em diversas áreas.

O prédio está sendo erguido numa área de 1.350 metros quadrados, o que envolve recursos da ordem de R$ 1 milhão. A previsão é que a unidade seja entregue em meados de 2011.

Conselho de Administração da SMT reunido

Ações realizadas e estratégias da Superintendência de Trânsito

Membros do Conselho de Administração da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) estiveram reunidos na Escola Pública de Trânsito (Eptran), na tarde de quinta-feira (11). Durante o encontro, foram apresentadas as ações que já foram realizadas para a melhoria do trânsito na cidade e as estratégias que estão sendo estruturadas.

Entre as ações desenvolvidas está a de disciplinamento realizada para melhorar o fluxo de veículos na região do Feiraguai. A realização de mais de 100 mil metros de sinalização das vias que estão sendo asfaltadas pela Prefeitura de Feira de Santana também foram apresentadas.

A formação do Grupo Especial de Transporte Trânsito (Getran) também foi anunciada no encontro. “Em breve formaremos a Getran, que vai atuar 24 horas na fiscalização e controle das dificuldades do trânsito”, salienta o superintendente municipal de Trânsito e secretário do conselho, Vanderval Menezes.

O secretário de Transportes e Trânsito e presidente do conselho, Flaiton Frankles, revelou que “os agentes que irão atuar no Getran estão sendo treinados na Eptran. Durante o treinamento, os agentes estão tendo aulas de primeiros socorros e também de como eliminar pequenos incêndios em veículos automotivos, entre outros temas”.

Além dos membros citados, o Conselho é formado também por representantes das secretarias de Planejamento; de Serviços Públicos; de Desenvolvimento Urbano; de Educação; e de Meio Ambiente e Recursos Naturais, além de representantes da Procuradoria Geral do Município, da 3ª Circunscrição de Trânsito (Ciretran) e do 1º Batalhão de Polícia Militar.

Fazem parte do conselho ainda, membros dos seguintes sindicatos: dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários; dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Passageiros Urbano Intermunicipal e Interestadual; das Empresas de Transporte Coletivo Urbano; e Associação de Taxistas de Feira de Santana.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]