Feira de Santana é destaque no programa do Minha Casa, Minha Vida. Leia esta e outras notícias da PMFS

Feira de Santana continua se destacando no programa e é modelo

A Secretaria de Habitação divulga, até o final deste mês, mais duas novas listas de candidatos pré-selecionados no programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”. No total, mais 444 famílias serão contempladas.

Os convocados serão beneficiados com imóveis nos empreendimentos Residencial Vida Nova Aviário II, que totalizam 220, e Residencial Santo Antônio, que conta com 224 imóveis e está localizado no bairro Mangabeira.

De acordo com o secretário de Habitação, Gilberto Ruy Souza Rocha, Feira de Santana continua se destacando no programa e é modelo para outros municípios. “Dos dez empreendimentos que deveriam ser construídos para beneficiar 3.544 famílias, sete já foram entregues, contemplando 2.730 famílias”, destaca.

Segundo ele, após a divulgação das duas listas, mais uma será publicada. “A última lista de candidatos pré-selecionados será para o Residencial Santa Bárbara, também localizado na Mangabeira, que contará com 380 imóveis. Os três últimos empreendimentos vai beneficiar um total de 824 famílias e, assim como os demais, são destinados à famílias que possuem renda entre zero até três salários mínimos”, ressalta.

Os candidatos pré-selecionados passarão, ainda, pelas etapas de confirmação de dados e entrevistas, ambas realizadas pela Caixa Econômica Federal.
Cardápio tem aceitação dos consumidores

Variedade e qualidade no Restaurante Popular

O Restaurante Popular do Centro de Abastecimento atinge a meta de aceitação do cardápio pelos consumidores. Conforme explica a nutricionista Fabiana da Silva, a aprovação do alimento é constada pela pouca sobra de comida.

Ela explica que o ideal é que no máximo três por cento do alimento seja rejeitado pelo consumidor e no Restaurante Popular a rejeição está abaixo dessa percentagem. “Ou não deixam nada do que é servido ou menos que essa quantidade. É um ótimo sinal”, avalia.

O cardápio do restaurante é preparado pelos nutricionistas mensalmente baseado no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), instituído pela Lei nº 6.321, de 14 de abril de 1976, que determina não apenas a variedade como a qualidade dos alimentos.

A refeição de cada dia é formada por um prato principal, a exemplo de quiabada, feijoada ou dobradinha; salada ou guarnição (macarrão, batata, tutu de feijão, farofa, dentre outros); suco e sobremesa, que pode ser um doce ou salada. Durante o mês são repetidos apenas os tipos de carne, mas o preparo é diferente.

O comerciante Antônio dos Reis, 62 anos, afirma que com R$ 1,00 ele conseguiria comprar apenas um simples lanche. “Poder pagar o mesmo valor pelo almoço do restaurante e ter uma alimentação mais saudável é melhor. A comida é muito boa”, comenta.

Feira mobilizada contra a dengue

Parceria firmada pelo Governo Municipal

Feira de Santana vai receber o Projeto de Mobilização Social Para Prevenção e Controle da Dengue no Estado da Bahia na quinta-feira (25) e na sexta-feira (26). O projeto é fruto de uma parceria firmada pela Secretaria Municipal de Saúde, Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) e a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

“Vejo a integração entre Poder Público e a Fundação de forma positiva, pois a dengue é um problema de saúde pública que merece ser combatido através de iniciativas grandiosas como está”, destaca o secretário de Saúde, Rafael Pinto Cordeiro.

Na quinta-feira, representantes do município, da Flem e da Sesab irão percorrer dez pontos da cidade, entre bairros e conjuntos, selecionados pela Secretaria de Saúde. A seleção dos locais levou em consideração o Índice Infestação Predial (IIP) do aedes aegypti, agente transmissor da dengue, e o número de notificações da doença em cada região.

Os locais selecionados foram os bairros Parque Ipê, Campo Limpo, Mangabeira, Manoel Matias, Tomba, Queimadinha e Limoeiro, e os conjuntos Feira IV, IX e X.

Na manhã do segundo dia, na sexta-feira, os visitantes vão se reunir com parceiros no combate a dengue, como o 35º Batalhão de Infantaria. À tarde, o encontro vai ser com os agentes de endemias que atuam nos dez locais selecionados para receber o projeto. Os encontros serão realizados na Fundação Nacional de Saúde (Funasa), localizada na rua Saturno, nº 57, bairro Jardim Acácia.

O coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue, Ciro Fernandes, destaca que “após as reuniões, os agentes de endemias irão promover a mobilização dos moradores do local em que cada agente atua”.

Roteiro turístico apresentado ao Comtur

Apresentação acontece no dia 1º de dezembro

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico vai apresentar ao Conselho Municipal de Turismo (Comtur) o projeto de roteiro turístico de Feira de Santana. A apresentação acontece na quarta-feira, 1º de dezembro, na sede da Secretaria, às 8h30. Em seguida, serão tomadas algumas providências para melhorar a qualidade dos atrativos e serviços turísticos do roteiro, que já está em desenvolvimento.

Dentre as medidas necessárias, a chefe da Divisão de Turismo, Flávia Aguiar, informa que algumas delas são a limpeza do Centro de Abastecimento, melhoria da segurança nos atrativos do roteiro, sinalização turística na estrada de Maria Quitéria e organização dos horários de visitação aos pontos turísticos.

Em seguida, o roteiro cultural será apresentado às agências de turismo para ser incluso em pacotes de viagem. “O roteiro está em processo de desenvolvimento e deverá ser realizado, inicialmente, aos finais de semana. Mesmo definindo dezenas de pontos, há possibilidade de incluir outros no roteiro”, afirma.

O projeto de roteiro turístico de Feira de Santana começou a ser traçado durante a oficina de “Roteirização e Segmentação de Feira de Santana – Zona Turística Caminhos do Sertão”. O evento foi realizado entre os dias 9 e 11 de novembro no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

SMT avalia fiscalização eletrônica

Análise visa definir a necessidade ou não de ajuste no sistema

Os resultados da fiscalização eletrônica do trânsito de Feira de Santana, com instalação de radares e fotossensores para controle de velocidade e de invasão do sinal, serão avaliados pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) a partir desta semana. A análise do desempenho visa definir a necessidade ou não de algum ajuste no sistema visando garantir a segurança de transeuntes e motoristas.

O superintendente municipal de Trânsito, Vanderval Menezes, informa que o desempenho da fiscalização eletrônica será monitorado periodicamente. “No início desta semana receberemos um relatório desses primeiros dias de funcionamento dos equipamentos eletrônicos. Depois vamos analisar o desempenho também com 15 dias, 21 dias e no primeiro mês, para observarmos a reação dos motoristas com o sistema”, ressaltou.

Com a implantação de novos radares na avenida Maria Quitéria e avenida Getúlio Vargas e também na rua João Evangelista, próximo ao largo do Marajó, estabelecendo limite máximo de velocidade de 60 km/h, a expectativa do Governo Municipal de evitar acidentes nestes locais devido ao excesso de velocidade. “Com este limite pretendemos evitar colisões entre veículos, atropelos e também que os veículos desgovernados por excesso de velocidade subam canteiros”, ressaltou Vanderval Menezes.

Os radares para controle de velocidade funcionam ininterruptamente, 24 horas por dia. Já o de avanço de sinal, em alguns locais é programado para ser interrompido automaticamente quando a luz amarela do semáforo fica piscando. Isto porque o equipamento é programado em alguns locais para funcionar exclusivamente com luz amarela em piscando a partir das 21 horas até às 5 horas.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]