Esquadrilha da Fumaça empolga baianos e turistas em show aéreo em Salvador

Um show de manobras no ar chamou atenção de quem foi à Barra, neste sábado (30/11/2010), conferir de perto as acrobacias da Esquadrilha da Fumaça. A demonstração fez baianos e turistas ficarem encantados por 45 minutos, tempo da apresentação de número 3.408.

O espetáculo na capital baiana marca um novo recorde mundial, o de maior número de apresentações, homenageando também os 69 anos da Força Aérea da Bahia no céu do Farol da Barra. Os sete pilotos emocionaram o público ao declararem amor a Salvador quando desenharam um coração de fumaça.

Cerca de 15 mil espectadores ficaram ainda mais intrigados durante as manobras mais arriscadas, como o looping e os cruzamentos. “Senti um arrepio. Parecia que os aviões iam bater um no outro. Fiquei com medo, mas gostei muito da apresentação”, revelou Bruno Luiz Souza, 10 anos.

De acordo com o major da FAB, Alexandre Ribeiro, os pilotos da Esquadrilha da Fumaça passam por treinamentos rigorosos. O militar explica que para participar da esquadrilha o aspirante deve ser militar, ter 1.500 horas de voo, sendo que 800 horas precisam ser de instrução na Academia da Força Aérea Brasileira.

Após serem escolhidos por um conselho de pilotos da esquadrilha, os candidatos selecionados só podem integrar o grupamento por um período máximo de quatro anos. No total, são 13 pilotos que se revezam nas apresentações realizadas no máximo com sete aviões do tipo Tucano, fabricados pela Embraer, que atingem velocidade máxima de 525 quilômetros por hora.

Fumaça

A Esquadrilha da Fumaça foi fundada em 14 de maio de 1952, com o nome oficial de Esquadrão de Demonstração Aérea. Formados pela Academia da Força Aérea Brasileira, os pilotos que integram o grupamento especial da FAB passam por um período de um ano de especialização e mais outro no esquadrão de voo, de onde saem preparados para serem instrutores da academia. A cada ano a FAB oferece duas vagas na Esquadrilha da Fumaça.

Os pilotos da Esquadrilha da Fumaça têm levado seus shows por todo o Brasil e diversos outros países. Algumas das manobras desenvolvidas por eles são únicas no mundo e chegam a causar admiração a colegas de outros países. Algumas apresentações do grupo estão registradas no livro dos Recordes e são exclusivas da Esquadrilha da Fumaça Brasileira.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]