Brasil presidirá Conselho de Segurança em fevereiro

País se encarregará da direção de todos os trabalhos do órgão durante a presidência rotativa; embaixadora Maria Luiza Ribeiro Viotti diz que país promoverá um debate temático, mas assunto ainda não foi escolhido.

O Brasil está se preparando para assumir a presidência rotativa do Conselho de Segurança em fevereiro de 2011. O órgão é dirigido a cada mês por um de seus 15 países-membros.

Durante o período, a nação fica encarregada também de presidir todos os trabalhos do Conselho, além de convocar qualquer sessão extraordinária.

Debate Temático

A presidência brasileira será ocupada pela embaixadora brasileira junto às Nações Unidas, Maria Luiza Ribeiro Viotti.

Nesta entrevista à Rádio ONU, ela disse que o Brasil deve realizar um debate temático, mas o assunto ainda não foi escolhido. A embaixadora falou sobre a sessão de renovação do mandato do Timor-Leste.

“Haverá, como mencionei, a renovação do mandato da operação de paz no Timor-Leste, que é algo de muita importância para o Brasil e para os países de expressão portuguesa. Esperamos contar com a presença de autoridades de alto nível do Timor e aproveitar para discutir um pouco mais a situação no país e os próximos passos”, disse.

Analistas dizem que fevereiro poderá ser um mês importante para os trabalhos do Conselho de Segurança por causa da situação no Sudão. O país africano está realizando dois referendos sobre o futuro do Sul do Sudão e ainda a pertença de Abiey, a província central, que é rica em recursos naturais.

*Co informação da Rádio ONU em Nova York. O Bra

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]