Bahia terá Plano Estadual e Municipal do Livro e da Leitura

As secretarias estaduais da Educação e Cultura, em parceria com o Plano Nacional do Livro e da Leitura dos Ministérios da Educação e Cultura (PNLL/MEC/MINC), estão juntas no processo de implantação do Plano Estadual e Municipal do Livro e da Leitura – PELL/PMLL.

Desde a última terça-feira (9), quatro assessores das duas secretarias estão apresentando o PELL em dez cidades baianas (Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Valença, Cruz das Almas, Barreiras, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Lençóis e Ilhéus), com o objetivo de sensibilizar os municípios para a importância da implantação dos referidos planos.

A sensibilização, que ocorre por meio de viagens e videoconferência, tem como objetivo captar da sociedade civil dados pertinentes para a minuta do decreto. Até o dia 15 de dezembro as assessorias da SEC/SECULT estarão recebendo sugestões, pelo e-mail [email protected] para a minuta do decreto do PELL/PMLL a ser assinado pelo governador Jaques Wagner, no dia 22 de dezembro.

Segundo o coordenador das Políticas do Livro e da Leitura, da Fundação Pedro Calmon, órgão vinculado à Secult, Sérgio Rivero, o PELL pretende estimular todas as ações em torno do livro e da leitura, no sentido de fomentar, não só o mercado editorial, composto pelos elos da cadeia produtiva do livro, envolvendo autores, editores, distribuidores, representantes editoriais, livreiros, mas também os leitores.

“O PELL/PMLL quer que a economia do livro, fator de desenvolvimento social, econômico, educativo e cultural se amplie na Bahia e que o leitor, presente nas escolas, universidades, bibliotecas e na sociedade em geral, se torne cada vez mais leitor e mais atuante como cidadão. A leitura e o livro possibilitam isso”, enfatizou Rivero.

Nesse sentido, as secretarias estão reunindo e buscando apoio junto às lideranças locais e regionais, em várias frentes, educacionais e culturais (professores, bibliotecários, produtores e dirigentes culturais, editores, livreiros, escritores, leitores, distribuidores, representantes editoriais, agentes literários, etc.), com o intuito de ativar as primeiras discussões sobre o Plano com cada município da Bahia.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]