Arcebispo brasileiro é nomeado cardeal por Bento 16

Aos 73 anos, dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida, é um dos 24 cardeais nomeados neste sábado, no Vaticano. A cerimônia de entrega dos anéis dos novos cardeais acontecerá neste domingo, na Basílica de São Pedro, durante uma missa solene celebrada pelo Sumo Pontífice.

A Basílica de São Pedro no Vaticano ficou completamente lotada para a cerimônia do terceiro consistório no pontificado de Bento 16. O Papa nomeou 24 cardeais: um brasileiro, um asiático, dois norte-americanos, um equatoriano, quatro africanos e 15 europeus. Vinte dos novos cardeais têm menos de oitenta anos e poderão participar de um futuro conclave para a eleição do sucessor de Bento 16.

O Arcebispo de Aparecida do Norte, dom Raymundo Damasceno Assis, faz parte desse grupo e é o único brasileiro com a nomeação de Cardeal nesse consistório. Dom Raymundo Damasceno tem 73 anos e também é presidente do Celam – Conselho Episcopal Latinoamericano. Ele nasceu no interior de Minas Gerais em 1937

A cerimônia durou duas horas. Bento 16 vestia paramentos dourados, como faz tradicionalmente para as grandes celebrações religiosas. Em seu pronunciamento, o pontífice enfatizou que o poder dos cardeais deve ser interpretado como sinônimo de abdicação, de amor em servir a humanidade e não como forma de domínio. Segundo os observadores, o Papa não escondeu suas preocupações com os graves problemas contemporâneos que a Igreja Católica vem enfrentando e buscou enfatizar a necessidade de maior aproximação respeitosa entre os prelados e os fiéis cristãos.

Durante as primeiras reuniões do Consistório, com cerca de 150 Cardeais presentes, a Santa Sé procurou definir linhas de comportamento para enfrentar e combater o problema dos abusos sexuais que vêm marcando os meios eclesiásticos.

O Colégio Cardinalício conta agora com 203 componentes, dos quais 121 são eleitores potenciais de um novo Papa. Os outros 82 têm mais de oitenta anos e ultrapassaram o limite de idade para eleger um sucessor do atual Sumo Pontífice.

Neste domingo, na Basílica de São Pedro, será celebrada uma missa solene com os novos cardeais, que receberão o anel cardinalício.

*Com informação de Lisa Maria Silva, correspondente de RFI em Roma

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]