Agricultoras Familiares de Irecê aprendem a pintar em tecido

Para aumentar a renda do agricultor familiar a partir de alternativas não agrícolas, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), autarquia da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado (Seagri) realiza, até esta sexta-feira (12/10/2010), um Curso Básico de Pintura em Tecidos, no Povoado de Achado, em Irecê.

A capacitação, que começou na segunda (8), é resultado da solicitação das próprias agricultoras familiares da região – 17 estão sendo beneficiadas nessa etapa. A iniciativa é do Centro de Formação de Agricultores Familiares do Território de Irecê (Centrefértil), vinculado à Gerência Regional de Irecê.

O curso, com duração de 40 horas e ministrado pela técnica Eva Andrade, capacita as participantes na arte da pintura em tecido, preparando-as para a produção e comercialização de seus produtos. As artesãs pintam panos de prato, barra de lençóis, fronhas, panos de bandeja, roupas infantis, capas para cobrir botijões de gás e vasilhames de água mineral.

O chefe do Centrefértil, Raimundo Rocha, explica que a intenção da entidade é “promover qualificação profissional de produtores rurais, principalmente nos aspectos gerenciais, ambientais, tecnológicos, agroindustriais e artesanais, para proporcionar maior sustentabilidade social e econômica de suas atividades”

A EBDA possui atualmente 10 centros intensivos de profissionalização de agricultores familiares. Informações sobre os cursos oferecidos pelos centros, podem ser obtidas na unidade da EBDA mais próxima da localidade do agricultor, na internet ou pelo telefone (71) 3116-1800.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]