+ Manchetes >

Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 24 de outubro de 2010

Transplante

A Universidade Estadual de Feira de Santana realizou nesta quarta-feira (20) a 18ª Campanha de Doação Voluntária de Sangue e o cadastramento de doadores de medula óssea. A campanha que teve como tema “Transformando Realidades” foi realizada em parceria com o Banco de Sangue do Hospital Geral Clériston Andrade. As atividades foram desenvolvidas no Laboratório de Enfermagem.O transplante de medula óssea representa a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue. Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde poderá fazer a doação. Os dados pessoais e os resultados dos testes são armazenados em um sistema informatizado que realiza o cruzamento com dados dos pacientes que estão necessitando de um transplante. Em caso de compatibilidade, o doador é chamado para exames complementares e para a doação.

Matiz

Com uma boa festa de aniversário, cor, emoção e presentes  a Matiz, que tem à frente o empresário Cita Pereira comemora seu primeiro ano de existência, com uma  promoção para quem adquire as melhores opções em cores e tintas. Mais de trinta prêmios serão sorteados entre os clientes de todas as filiais da Matiz, dentre eles, notebooks, Tv`s LCD,aparelhos de  ar condicionado, video games, home theater, netbooks e muito mais. na promoção “Pintou, é show de Prêmios”.

Antares

Cerca de 1.200 pessoas, a maioria estudantes da rede pública de ensino de Feira de Santana e região, já visitaram o Observatório Astronômico Antares nestes dois primeiros dias (18 e 19) da 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Eles participam de exposições, palestras e exibição de filmes e fazem visitas ao Parque dos Dinossauros, ao Espaço Natureza, aos experimentos de física e ao Planetário. A professora Maria Lúcia Alves Bela, do Colégio Padre Giovanni Cirezola, elogiou a iniciativa  de abrir o espaço à visitação durante a Semana Nacional de Ciência.

Lançamento

Mam’etu significa nossa mãe, uma reverência às mulheres da alta hierarquia do candomblé na língua kibundo. Mam’etu também é o livro fotográfico da jornalista, Francilene Martins, que demonstra a tradição das indumentárias usadas em cerimônias do candomblé, em eventos sociais e no dia a dia das mulheres negras de Angola e do Brasil. O lançamento será no dia 27 de outubro, no Palacete das Artes Rodin Bahia, Rua da Graça 284, Graça, às 19h, com entrada franca. Francilene Martins, 37, é uma baiana feminista com mais de 16 anos de história no movimento de moradia popular, com trabalhos na área de habitação de interesse social e saúde.

Palestra

Para palestra do escritor Antônio Moreira Ferreira e posse dos novos sócios Landualdo Nunes Macedo e Iara Portugal Lima e Cruz, aconteceu quarta feira ultima (20) sessão especial do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana, sob a presidência do escritor Nilton Belas Vieira. Foi bastante concorrida.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]