Sindicato dos Servidores Federais de Educação Básica Federal inaugura sede própria em Salvador

O Sindicato Nacional dos Servidores Federais de Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe – Seção Bahia) estará realizando a inauguração, hoje (27/10/2010) da sua sede própria. Representando os servidores do Instituo Federal da Bahia (IFBA), das escolas agrotécnicas que hoje formam o IFBaiano e do Colégio Militar (Exército), o sindicato representa uma categoria de mais de 1.800 servidores federais de educação no estado.

No evento estarão presentes os coordenadores da atual gestão do sindicato, os servidores e aposentados da instituição do Campus de Salvador e do interior, personalidades políticas, dirigentes do Sinasefe de outros estados e representantes de outros sindicatos. Todos serão convidados a conhecer a estrutura da sede e um pouco da história de luta da categoria.

Adquirido neste ano pela gestão 2008/2010, o imóvel que deu origem à sede do Sinasefe custou ao sindicato e aos sindicalizados 180 mil reais, além de passar por reformas de modo a atender as necessidades da categoria.

De acordo com o Coordenador Geral e de Comunicação do Sindicato, Joilson Cruz da Silva, a sede do Sinasefe é uma grande conquista da categoria, que por muitos anos lutou para adquirir seu espaço próprio. “A sede própria do nosso sindicato tem um grande valor político e de independência para a nossa entidade. Representa a nossa vitória e a nossa luta pelos nossos direitos”, disse o coordenador.

Fundado em 1990, inicialmente como uma associação dos servidores da antiga Escola Técnica Federal da Bahia, que mais tarde passou a se chamar CEFET e atualmente denomina-se IFBA, a entidade nasceu com a proposta de lutar e reivindicar pelos servidores, e funcionava dentro da própria instituição, num anexo construído com recursos da Associação. Porém alguns anos mais tarde a Associação já com o nome de Sinasefe foi expulsa das dependências da Instituição, por motivações políticas, passando a ocupar espaços alugados para desenvolver suas atividades administrativas. “Esse fato trouxe uma maior necessidade de profissionalização das nossas ações e também um amadurecimento no fazer político”, completa Joilson.

O Sinasefe – Seção Bahia foi à primeira representação da categoria dos Profissionais de Educação Básica Federal. Hoje existem bases do Sinasefe em outros estados, inclusive a nacional, localizada em Brasília. A gestão atual do Sinasefe – Seção Bahia é composta por sete pastas, coordenadas por dirigentes comprometidos com a causa da categoria e que vem realizando periodicamente visitas aos campus do interior de modo a conhecer as demandas dos servidores que estão distantes da reitoria.

O evento de inauguração começa às 17 horas na Rua Aristides Ático, nº 56, no Barbalho.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]