Semana de Ciência e Tecnologia tem atividades em Serrinha e Feira de Santana

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Como parte comemorativa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Bahia, os 400 alunos do Centro de Educação Científica de Serrinha, no semiárido baiano, vão apresentar, desta segunda-feira (18/10/2010) a domingo (24/10), nos dois turnos, os trabalhos práticos desenvolvidos nos laboratórios e nas oficinas da instituição. Para o evento foram convidados cerca de quatro mil pessoas, entre estudantes e professores da rede pública de ensino, autoridades e pessoas interessadas em experimentos científicos.

Em Feira de Santana, o Observatório Astronômico Antares e Museu Antares de Ciência e Tecnologia, vinculados à Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), montou uma ampla programação para a SNCT. Serão palestras sobre temas como o sistema solar, astrobiologia e o uso racional dos recursos hídricos. Haverá observação do céu com telescópio, além de visitações ao Parque Dino, que traz réplicas de dinossauros em tamanho natural e ao Planetário StarLab.
Com capacidade de acomodar 50 pessoas, o Planetário StarLab representa uma das principais atrações em Antares. Cilindros de projeção permitem ilustrar, além dos temas de Astronomia (o céu do Hemisfério Sul, as Constelações Gregas, etc.), outros conteúdos ligados às áreas de Biologia (Célula), Geologia (Placas Tectônicas) e Geografia Física (Ventos e Correntes Marinhas). Esta tecnologia representa uma importante ferramenta para os estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, além do público em geral, que visitam semanalmente o Observatório.
Escola de Ciências
Chamado popularmente de Escola de Ciências de Serrinha, o Centro – instalado no Colégio Estadual André Negreiros, cedido pela Secretaria Estadual da Educação, em regime de comodato e reformado para abrigar o empreendimento – foi concebido nos moldes do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS), no Rio Grande do Nordeste.
O Centro tem um padrinho de peso e renome internacional: o médico paulista Miguel Nicolelis, um dos mais renomados cientistas da atualidade, coordenador do laboratório de neurociências da Universidade de Duke, nos Estados Unidos e diretor do IINN-ELS.
Implantado com o apoio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), o Centro tem por objetivo incentivar as atividades de pesquisa e desenvolvimento e a produção e disseminação do conhecimento científico e tecnológico. Para isso, implantará oficinas e laboratórios de Ciência e Tecnologia, Ciência e Meio Ambiente, Ciência e Robótica e Ciência e Arte. A escola atende a 400 alunos (200 no turno da manhã e 200 no turno da tarde) da 6ª a 8ª séries, num período mínimo de um ano, de 23 escolas da rede estadual e municipal de Serrinha, dez das quais localizadas na zona rural.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141316 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário