Segunda etapa do mini-curso será ministrado para professores da rede municipal de Feira. Leia esta e outras notícias da PMFS

O interesse pela leitura durante a vida pode ser despertado ainda na infância, dentro da sala de aula. É por acreditar nisso que Jussara Lípsia Martins, professora de educação infantil da Pré-escola Municipal Alda Marques, comemora a chegada do kit pedagógico do projeto Paralapracá.

O interesse pela leitura durante a vida pode ser despertado ainda na infância, dentro da sala de aula. É por acreditar nisso que Jussara Lípsia Martins, professora de educação infantil da Pré-escola Municipal Alda Marques, comemora a chegada do kit pedagógico do projeto Paralapracá.

Visitas técnicas em ambientes degradados

A segunda etapa do mini-curso Faz Bem Cuidar do Ambiente será ministrada para os 70 professores da rede municipal de ensino de Feira de Santana nesta segunda-feira (25/10/2010) e terça-feira (26/10). A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos em parceria com a Fundação Bem Cuidar, pertencente à Nestlé, promovem a capacitação.

Segundo o diretor do Departamento de Educação Ambiental, Horácio Amorim, neste segundo momento será realizada uma visita técnica com docentes e instrutores que vem de Minas Gerais a ambientes degradados. “Estes ambientes já passaram por intervenção do município e estão em estado de conservação, a exemplo do Aterro Sanitário e Parque da Lagoa”, informa.

No dia seguinte, em sala de aula, os professores estarão desenvolvendo e apresentando projetos direcionados às causas ambientais que poderão ser aplicados na educação cotidiana das escolas. “Uma espécie de trabalho de conclusão de curso”, destaca. O diretor lembra ainda que kits contendo livros de educação ambiental serão distribuídos e um estudo deverá ser desenvolvido durante as visitas técnicas.

As aulas teóricas acontecerão na terça-feira no Centro Paroquial da Fundação Senhor dos Passos, no bairro Baraúnas.

O Programa Nestlé Faz Bem Cuidar busca contribuir para a promoção da sustentabilidade socioambiental, trabalhando em escolas públicas a disseminação de conceitos no que tange a consolidação de atitudes que respeitem os preceitos do consumo consciente por meio de parcerias com empresas. Também buscam ampliar a reciclagem no Brasil por meio da formação de cooperativas de catadores de resíduos sólidos.

Na primeira etapa, desenvolvida no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, no bairro Feira VII, nos dias 02 e 03 de setembro, os docentes tomaram conhecimento de como enfrentar às questões socioambientais e as relações do homem com a natureza e a sociedade.

Paralapracá agrada professores e estudantes

Fantoches, dedoches, CDs de cantiga de roda entre outros

O interesse pela leitura durante a vida pode ser despertado ainda na infância, dentro da sala de aula. É por acreditar nisso que Jussara Lípsia Martins, professora de educação infantil da Pré-escola Municipal Alda Marques, comemora a chegada do kit pedagógico do projeto Paralapracá.

Para a professora, oportunizar a criança a ouvir histórias educativas e manusear livros, reflete na ampliação do desenvolvimento cognitivo dos estudantes, assim como de sua aprendizagem. “O hábito de leitura precisa ser desenvolvido”, ressalta.

Além dos livros de literatura infantil, o kit do projeto é composto por fantoches, dedoches, CDs de música de cantiga de roda e material para a formação continuada de coordenadores e professores.

Gustavo Néri de Oliveira, 5 anos, ficou encantado ao ter contato pela primeira vez com o material. “Gostei mais do lobo mau e das historinhas também, porque a minha mãe conta pra mim quando vou dormir e a professora vai contar também”, afirma.

Já o colega, Júnior Souza, mesma idade, diz que gostou de tudo, principalmente dos fantoches. “A gente vai poder brincar com eles”, destaca, animado.

Ao todo, serão entregues 26 kits do Paralapracá nas escolas da rede municipal de Feira de Santana, beneficiando 3.400 crianças da educação infantil. O projeto é resultado de parceria entre o Instituto C&A e a Prefeitura.

Capacitação de alunos para o Inventário

Último dia para inscrição nesta segunda-feira (25)

Os estudantes de História e Geografia que vão participar da primeira etapa do Inventário da Oferta Turística serão capacitados nesta terça-feira (27/10), das 8 às 12 horas, na Casa do Trabalhador. O treinamento dos alunos será feito pela consultora Mariana Lacerda juntamente com a equipe do departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

“Os alunos vão aprender a responder os formulários enviados pelo Ministério do Turismo. Vamos treiná-los para desenvolver o trabalho em campo nos estabelecimentos”, explica a chefe do Departamento de Turismo, Flávia Aguiar.

O trabalho já começou e será desenvolvido até novembro. As inscrições podem ser feitas até esta segunda-feira (25) na sede da própria Secretaria e haverá emissão de certificados e vale-refeição para os estagiários voluntários.

“O objetivo é mobilizar a comunidade acadêmica para fazer um levantamento de informações de alguns atrativos, atividades e equipamentos do município”, conta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburgh.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) está situada na avenida Maria Quitéria, 2.316, e a Casa do Trabalhador encontra-se na rua Castro Alves, 894, Centro. Mais informações pelo telefone 3604-0550.

Praças da Matriz e Padre Ovídio recuperadas

Convênio assinado nesta segunda-feira (25), no Feira VII

As duas principais praças de Feira de Santana serão recuperadas pelo Governo Municipal. As praças Monsenhor Renato Galvão (antiga Matriz) e Padre Ovídio serão revitalizadas, dentro do novo conceito estabelecido na cidade.

Na manhã deste domingo (24/10) a notícia da recuperação das praças foi bastante comemorada pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Itamar Vian, assim como os freqüentadores das praças. Dom Itamar, inclusive, lembrou que este foi o primeiro pedido feito ao prefeito Tarcízio Pimenta.

“Lembro-me, ainda, quando celebrei a missa em Ação de Graças na posse do prefeito. Eu mesmo pedi a ele em nome da comunidade a recuperação dessas duas praças e o prefeito prometeu que faria. Agora ele está cumprindo”, lembra Dom Itamar.

O diácono Josevaldo de Souza Machado disse que essa obra será uma benção. “Esse era o projeto que todos nós esperávamos. Mas agora estamos felizes com essa notícia”, comemora.

Os fies que também participavam da celebração nesta manhã demonstraram satisfação com a iniciativa. “Além de mais bonita com certeza vai ficar mais segura”, comenta o militar Pedro Oliveira, que participa de um batizado.

A camareira Iracema Paula Mota também demonstrou alegria. “Frequenta essa praça e a igreja há muito tempo. Gosto desse lugar, mas precisa mesmo de uma melhoria. Tenho certeza que vai ficar lindo”, disse.

O prefeito Tarcízio Pimenta revela que a idéia inicial é transformar as duas praças em um espaço de visitação. “O espaço, que engloba as duas praças, será de integração das famílias e de visitação. A Catedral, inclusive, deve fazer parte de roteiro turístico da cidade”, conta.

A recuperação das praças Monsenhor Renato Galvão e Padre Ovídio será feita através de emenda parlamentar indicada pelo senador César Borges, na ordem de R$ 980 mil, mais contrapartida da Prefeitura de Feira de Santana. O recurso é oriundo do Ministério do Turismo.

Convênio nesse sentido será assinado pelo prefeito Tarcízio Pimenta com a Caixa Econômica Federal, nesta segunda-feira (25), às 09h30. A solenidade vai ocorrer durante entrega de 240 imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida, no conjunto Feira VII.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]