Repercute na Câmara possível convite de Tarcízio para vereadora tornar-se secretária municipal. Leia esta e outras notícias da CMFS

A notícia divulgada esta semana em um programa jornalístico da Rádio Povo, sobre um possível convite do prefeito Tarcízio Pimenta à vereadora Gerusa Sampaio, para que ela venha a ocupar a titularidade de uma secretaria municipal, repercutiu na sessão desta quarta-feira (27/10/2010) da Câmara.
O vereador Luiz Augusto foi quem iniciou um debate sobre o assunto. Ele disse que ouviu a informação sobre a possibilidade da vereadora Gerusa vir a assumir uma secretaria através de uma nota divulgada pelo radialista Juarez Fernandes, em seu programa vespertino daquela emissora. “Estou trazendo ao plenário uma notícia apresentada na imprensa local”, disse ele.
O vereador Getúlio Barbosa declarou que o Governo Municipal teria a ganhar com a presença da colega Gerusa Sampaio e chegou a especular sobre em qual área ela se adaptaria melhor. “O perfil da vereadora se encaixa perfeitamente na Secretaria de Desenvolvimento Social”. Para Getúlio, o atual secretário, Maurício Carvalho – que tornou deixa de ser suplente e se torna vereador titular, com a eleição de José de Arimatéia para a Assembléia Legislativa – seria mais útil na Câmara do que no Executivo.
A vereadora disse não ter informações sobre esse possível convite de Tarcízio Pimenta para que venha a compor o secretariado municipal. “Não fui consultada sobre qualquer coisa a respeito, mas estou à disposição do prefeito, sempre, para servir no que for melhor ao Município”, afirmou.
Aprovado em segunda votação projeto que implanta o “Toque de Acolher” em Feira de Santana
Foi aprovado em segunda e última votação, pela Câmara Municipal, o projeto de lei que implanta, em Feira de Santana, o “Toque de Acolher” para menores de 18 anos de idade. A proposta, de autoria do vereador Luiz Augusto de Jesus, determina que crianças e adolescentes observados em situação de risco, na cidade, devem ser apreendidos para que passem por tratamento adequado junto às autoridades competentes. O projeto agora vai para apreciação do Poder Executivo, para que seja transformado em lei.
O vereador Ailton Araújo declarou que se absteve na primeira votação da matéria, meses atrás. No entanto, nesta segunda discussão, votaria favorável. “De início, havia dúvida quanto à constitucionalidade de uma lei com esse teor. Mantive contato com vários amigos acerca do alcance social da medida e decidi apoiá-la. Infelizmente, temos que recorrer um projeto que impõe aos pais que mantenham seus filhos em casa. É a falta de políticas públicas que proporcionem uma melhor qualidade de vida para os nossos jovens de maneira que lhes garantisse uma melhor formação”, disse ele.
O vereador Justiniano França ressaltou que as emendas aprovadas ao projeto proporcionaram os ajustes necessários para que pudesse ser aprovado. Segundo ele, quando se corrigiu a questão do horário do “Toque de Acolher” e retirou a punição contra os pais, em caso de infração, a matéria se tornou viável.
No entanto, observou, será necessário agora convencer a autoridade mais importante no cumprimento da medida, o juiz Walter Ribeiro Costa Júnior, da Vara da Infância e Juventude. “O juiz manifestou-se contrário, como todos sabem, e seu ponto de vista é fundamental para o êxito do projeto”.
O vereador Marialvo Barreto, que votou contra o projeto, salientou que com a contrariedade do juiz Walter Ribeiro a proposta não vai vingar. “Ele já disse que não tem como acomodar as crianças que venham a ser apreendidas nas ruas. Não vê meios  de viabilizar a fiscalização da lei. A lei vai penalizar os pais de família pobres, nem coibir a prostituição de adolescentes que acontece fortemente em Feira de Santana”.
 Vereador comemora garantia de unidade de uma casa lotérica no distrito de Humildes
O vereador José Messias (Zé Curuca), que aniversariou esta semana, declarou estar feliz com as boas notícias que chegam do distrito de Humildes, onde mora. “Humildes, que tem mais de 30 mil habitantes e é maior do que muitas cidades, comemora a implantação de uma casa lotérica na sede do distrito”, disse ele, em pronunciamento na Casa da Cidadania, esta quarta-feira (27/10).
Segundo o edil, será importante para que a comunidade possa contar com vários serviços bancários relacionados à Caixa Econômica Federal (CEF), inclusive receber benefícios sociais como o Bolsa-Família. A gerência da CEF atende a uma das mais antigas reivindicações da população. “Através do nosso mandato, lutamos muito, em pronunciamentos e em ações junto à Caixa, para que esse equipamento chegasse ao nosso distrito”.
Conforme o vereador, antes dessa casa lotérica, que deverá estar funcionando no próximo mês, Humildes já contava com uma agência do Bradesco. O distrito também comemora, atualmente, a instalação de redes de água, que beneficiam a diversas comunidades. Paralelamente a essas novidades, serviços da área de saúde estão recebendo melhorias.
Para o vereador Luiz Augusto, essas conquistas refletem o empenho do vereador José Messias, por investimentos em Humildes. “O colega corresponde com muito trabalho à confiança que lhe foi depositada nas urnas pelo povo daquele distrito”, afirmou.
Gerusa destaca “capacidade de trabalho” do prefeito Tarcízio Pimenta
 Em discurso na Tribuna da Câmara, a vereadora Gerusa Sampaio enalteceu, nesta quarta-feira (27/10), a capacidade de trabalho do prefeito de Feira de Santana, o médico Tarcizio Pimenta. “Admiro a disposição do prefeito, para as atividades administrativas. É inegável seu comprometimento”, afirma a edil.
Conforme a vereadora, Tarcízio começa a atuar por volta das 6 horas, todos os dias. Disse que testemunhou a visita do prefeito a uma unidade de saúde conveniada ao Município, o IMA, exatamente nesse horário. “Ele observou que pacientes do Sistema Único de Saúde aguardavam do lado de fora, em pé, pelo atendimento. Foi à recepção e determinou que aquelas pessoas fossem acomodadas no interior da clínica, devidamente sentadas. Disse que se não fosse assim, poderia encerrar o credenciamento”.
Para Gerusa Sampaio, o que foi feito em um ano e nove meses de governo não é um resultado nada desprezível. “Tivemos a informatização das áreas de educação e saúde, a Internet que chega livremente aos diversos bairros, as lousas eletrônicas, entre várias outras ações importantes para a nossa população”, elogiou.
Na oportunidade, a vereadora conclamou o povo feirense a comparecer maciçamente às urnas, no próximo domingo, quando acontecerá o segundo turno das eleições.  Sobre os embates políticos entre adversários, Gerusa fez a seguinte declaração: “A política é dinâmica e posicionamentos precipitados apenas expõem as pessoas. Defendo oposição com respeito”.
Vereador destaca aniversário de Lula com moção
O vereador José de Arimatéia (PRB), nesta quarta-feira na Casa da Cidadania, apresentou uma moção parabenizando  o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela passagem do seu aniversário. O Chefe do Executivo, hoje (27/10),  completou 65 anos de idade.
Arimatéia afirmou que o presidente Lula é uma das mais expressivas figuras políticas da história do país. “Este homem é digno de aplausos porque é conhecido pelas pesquisas como um dos melhores presidentes do Brasil, com 82% de aprovação”.
Em seguida, o vereador fez uma leitura da biografia do presidente Lula, enfatizando local de nascimento, vida familiar, migração para São Paulo, alfabetização, primeiros empregos, luta operária, trajetória sindical, fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), prisão, participação na fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), eleição de deputado federal, candidaturas à presidente da República (1989, 1994 e 1998), gestão de presidente do Brasil, entre outros.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]