+ Manchetes >

Projeto Educação com Energia atende em Brumado na próxima semana

O caminhão do projeto Educação com Energia chega, na próxima segunda-feira (25/10/2010), ao município de Brumado, primeiro destino da iniciativa da Coelba, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado. A unidade móvel se transforma em sala de aula equipada e climatizada para a promoção de ações pedagógicas direcionada ao público da rede estadual. A intenção é o uso racional e eficiente da energia elétrica.

No município, 3.270 estudantes de cinco instituições de ensino receberão as orientações sobre o tema, por meio de palestras, experimentos e recursos multimídia. “Trata-se de uma colaboração mútua importante. Munidos de equipamentos e recursos multimídia vamos percorrer escolas da rede estadual para debater alternativas na utilização de energia e criar uma consciência em torno da sua utilização. É importante ressaltar também o caráter científico do projeto”, explica o secretário da Educação, Osvaldo Barreto.
A assessora de Eficiência Energética da Coelba, Ana Cristina Mascarenhas, enfatiza que o projeto “tem a importância de divulgar para os filhos dos nossos consumidores, a ideia da eficiência energética. Em casa, eles serão multiplicadores da ação do uso racional e eficiente da energia elétrica”.
Com uma abordagem lúdica e dinâmica sobre o uso racional e eficiente da energia elétrica, o novo projeto da Coelba passará por 100 escolas públicas do estado até outubro de 2011, atendendo a aproximadamente 20 mil estudantes e capacitando 500 educadores para atuar como multiplicadores das práticas de eficiência energética.
A Coelba oferecerá recursos tecnológicos avançados como iluminação cênica, vídeos educativos em três dimensões (3D), telões de LED e monitores touchscreen, além de publicações do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), cartilhas, folders e vídeos educativos. O material didático será doado para as escolas e ficará à disposição nas bibliotecas das instituições.
Além de apresentações e oficinas, o projeto levará também para as escolas, alguns experimentos do Museu de Eficiência Energética da Coelba, entre eles, a maquete batizada de Casinha Eletrificada, que simula o consumo de energia de uma residência. Após Brumado, onde fica até o dia 29, a unidade móvel seguirá para Barreiras, Itabuna, Porto Seguro e Salvador.
A Coelba está investindo em torno de R$ 1,5 milhão na ação educativa, que integra o Plano Anual de Eficiência Energética da Coelba, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O veículo é movido a biodiesel e, devido a sua aerodinâmica, consome menos combustível que os caminhões convencionais, não poluindo o meio ambiente.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]