Pesca em rios e lagos fornece 60 milhões de empregos

Programa da ONU para o Meio Ambiente disse que setor precisa ser dirigido para geração de estabilidade alimentar e de receitas.

Mais apoio aos pescadores

As Nações Unidas estão pedindo mais gerenciamento do setor da pesca em água interiores.

Segundo o Programa para o Meio Ambiente, Pnuma, a pesca em lagos e rios gera cerca de 60 milhões de empregos em todo o mundo.

Estoques

O Pnuma disse que o setor deve ser administrado para fornecer estabilidade alimentar e receitas. A declaração é parte de um relatório, divulgado nesta sexta-feira, pelo órgão, em Nagoia, no Japão.

As mudanças ambientais estão ameaçando os futuros estoques de peixes, apesar de mais de 40 anos de produção estável em nível global.

O pescador artesanal José Guilherme de Souza, da Colônia de Pescadores Z-08 de Fortaleza, disse à Rádio ONU, que nos últimos anos, com a diminuição dos cardumes, os profissionais saíram da pesca industrial para a artesanal.

Lagosta

“A quantidade de peixe, lagosta, vem diminuindo porque na realidade a pesca industrial, aqui do estado do Ceará, que era com o barco de 50 toneladas, foi extinta. Passou todo mundo para a pesca artesanal, que é feita com jangadas, lancha de pequeno porte, canoas. Passa uma semana no alto mar pescando lagosta e peixe de primeira como sirigado, cavala, pargo, garoupa, cioba e outros peixes”, contou.

O relatório do Pnuma aponta aspectos como urbanização, construção de estradas, poluição, mudança climática e sujeiras nas águas internas de pescaria como algumas das ameaças aos peixes.

Barragens

Cerca de 100 milhões de pessoas na África dependem do alimento para sobreviver.

Uma das propostas do Pnuma é a construção de novas barragens em locais onde elas possam ter o menor impacto sobre o ecossistema dos rios para permitir a migração de cardumes.

*Com informações da Rádio ONU em Nova York

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]