O prefeito de Feira de Santana e o governador da Bahia estarão unidos durante a entrega de 240 casas. Confira as notícias da PMFS

Praças da Matriz e Padre Ovídio recuperadas

As duas principais praças de Feira de Santana serão recuperadas pelo Governo Municipal. As praças Monsenhor Renato Galvão (antiga Matriz) e Padre Ovídio serão revitalizadas, dentro do novo conceito estabelecido na cidade.

Na manhã deste domingo (24/10/2010) a notícia da recuperação das praças foi bastante comemorada pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Itamar Vian, assim como os freqüentadores das praças. Dom Itamar, inclusive, lembrou que este foi o primeiro pedido feito ao prefeito Tarcízio Pimenta.

“Lembro-me, ainda, quando celebrei a missa em Ação de Graças na posse do prefeito. Eu mesmo pedi a ele em nome da comunidade a recuperação dessas duas praças e o prefeito prometeu que faria. Agora ele está cumprindo”, lembra Dom Itamar.

O diácono Josevaldo de Souza Machado disse que essa obra será uma benção. “Esse era o projeto que todos nós esperávamos. Mas agora estamos felizes com essa notícia”, comemora.

Os fies que também participavam da celebração nesta manhã demonstraram satisfação com a iniciativa. “Além de mais bonita com certeza vai ficar mais segura”, comenta o militar Pedro Oliveira, que participa de um batizado.

A camareira Iracema Paula Mota também demonstrou alegria. “Frequenta essa praça e a igreja há muito tempo. Gosto desse lugar, mas precisa mesmo de uma melhoria. Tenho certeza que vai ficar lindo”, disse.

O prefeito Tarcízio Pimenta revela que a idéia inicial é transformar as duas praças em um espaço de visitação. “O espaço, que engloba as duas praças, será de integração das famílias e de visitação. A Catedral, inclusive, deve fazer parte de roteiro turístico da cidade”, conta.

A recuperação das praças Monsenhor Renato Galvão e Padre Ovídio será feita através de emenda parlamentar indicada pelo senador César Borges, na ordem de R$ 980 mil, mais contrapartida da Prefeitura de Feira de Santana. O recurso é oriundo do Ministério do Turismo.

Convênio nesse sentido será assinado pelo prefeito Tarcízio Pimenta com a Caixa Econômica Federal, nesta segunda-feira (25/10), às 09h30. A solenidade vai ocorrer durante entrega de 240 imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida, no conjunto Feira VII.

Minha Casa com mais 240 moradias

O programa habitacional Minha, Casa Minha Vida, promovido através de parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana e a Caixa Econômica Federal, vai contemplar mais 240 famílias com renda de zero até três salários mínimos. O empreendimento Vida Nova – Feira VII, na rua Cândido de Abreu, será entregue na próxima semana, com a presença do prefeito Tarcízio Pimenta.

O condomínio habitacional, formado por prédios de quatro andares, oferece apartamentos com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. São habitações subsidiadas pelo Governo, construídas em áreas denominadas de Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis).

O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Gilberto Ruy Souza Rocha, observa a importância do programa para assegurar moradia digna para as pessoas de baixo poder aquisitivo. “Com o programa desenvolvido em Feira de Santana chegamos a um total de 3.544 residências subsidiadas para quem ganha pouco”, frisou.

Além do Vida Nova, próximo ao conjunto Feira VII, também estão previstos os lançamentos de mais quatro conjuntos habitacionais ainda este ano. O Santa Bárbara (bairro Mangabeira) vai oferecer 380 unidades, enquanto o Santo Antônio oferecerá 222 unidades habitacionais, o Vida Nova Aviário I terá 500 moradias e o Vida Nova Aviário II terá mais 220 residências.

O programa Minha Casa Minha Vida também contempla com subsídios habitacionais que incentivam a oferta de imóveis novos visando suprir o déficit habitacional as famílias com renda acima de três salários mínimos. Desde o lançamento do programa na cidade já foram ofertadas mais de 13 mil unidades habitacional para este público.

Asfalto no bairro Kalilândia

O asfaltamento de algumas ruas no entorno da praça da Kalilândia já está sendo concluído. Na manhã deste domingo (24/10) o trabalho dos operários estava concentrado na rua Paulo VII – artéria que faz a ligação entre a praça da Kalilândia e o Largo São Francisco.

O prefeito Tarcízio Pimenta acompanhou o trabalho. “Estamos fazendo a ligação de importantes artérias no bairro, com a finalidade de oferecer mais conforto e segurança aos motoristas e aos próprios moradores”, diz.

Durante a execução do trabalho, muitos moradores comemoram o afastamento de importantes ruas do bairro. Um deles foi Luiz Eduardo Medeiros. “Há mais de 20 anos esperamos por esse benefício que agora chegou”, disse.

José Mário da Silva também demonstrou satisfação com a obra. “O bairro Kalilândia precisava desse cuidado. Não somente com as ruas, mas com a praça e tudo que o bairro tem”, ressalta.

Além da pavimentação asfáltica, o bairro Kalilândia também está recebendo melhorias na principal praça. Todo espaço está sendo recuperado, obedecendo padrão estabelecido pelo Governo Municipal. A praça também vai contar com Internet gratuita.

Comerciante danifica asfalto da João Durval

Um comerciante estabelecido na avenida João Durval Carneiro, bairro Brasília, foi notificado após ser flagrado danificando o asfalto. Ele tentava fazer a ligação da rede de esgoto por conta própria. A Guarda Municipal foi acionada, evitando danos ainda maiores. O flagrante ocorreu no final da manhã deste domingo (24/10).

O comerciante Sílvio Alves Oliveira é proprietário do bar “Kanto da Cidade VídeoKê”. Segundo ele, não sabia que era proibido fazer este tipo de serviço. “Cavei para ligar o esgoto de um sanitário que tenho no bar. Não sabia que causaria todo esse problema”, reconhece. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano será acionada.

Passeio ciclístico com solidariedade

Mais uma vez o passeio ciclístico da primavera foi marcado pela solidariedade dos participantes. Em sua 16ª edição, o evento tem o objetivo de arrecadas alimentos para distribuição entre entidades carentes de Feira de Santana.

A concentração dos participantes ocorreu na avenida Getúlio Vargas, na Praça da Alimentação. Mais de três mil ciclistas estavam sendo esperados pela organização do evento. Quem participou doou dois quilos de alimento em troca de uma camisa.

A dona de casa Ivone Dórea de Oliveira conta que está participando pela primeira vez. Ele gostou do passei. “Nunca tinha vindo. É ótimo. Estou encontrando velhos conhecidos e me divertindo muito”, disse.

O organizador do passeio, Ângelo Júnior, afirma que todo material arrecadado entre os participantes será destinado a cerca de 50 entidades carentes. “Estamos esperando arrecadar 6 mil quilos de alimentos. Tudo será doado”, diz.

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), deu apoio aos ciclistas na manhã deste domingo (24/10).

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]