Missa de um ano da morte de Marcus Moraes será celebrada nesta quinta-feira. Leia esta e outras notícias da PMFS

Marcus Antônio de Oliveira Moraes (Marcus Moraes) atuou, em Feira de Santana, como educador, decorador e artista plástico. Um dos últimos trabalhos produzidos foi a exposição de pinturas em óleo sobre tela, com o título 'A Guia de Todos os Santos'.

Marcus Antônio de Oliveira Moraes (Marcus Moraes) atuou, em Feira de Santana, como educador, decorador e artista plástico. Um dos últimos trabalhos produzidos foi a exposição de pinturas em óleo sobre tela, com o título ‘A Guia de Todos os Santos’.

Missa será celebrada nesta quinta-feira às 18 horas 

O Espaço de Cultura, Arte e Lazer Marcus Moraes, situado no canteiro central da avenida Getúlio Vargas, entre as ruas Castro Alves e Barão do Rio Branco, tem sido palco de manifestações culturais, esportivas e prestação de serviços na área de saúde para benefício da população.

O local foi construído em homenagem ao artista plástico Marcus Moraes, que completa um ano de falecido nesta quinta-feira (14/10/2010). A missa alusiva acontece na Igreja Nossa Senhora de Fátima, situada na avenida João Durval Carneiro, bairro Caseb, às 18 horas.

“São oferecidos à comunidade espetáculos, shows, musicais e oficinas que visam realizar a inclusão social e desenvolver a cultura, o esporte e o lazer no município”, declara a diretora do Departamento de Atividades Culturais da Fundação Cultural Egberto Tavares Costa, Luluda Barreto. “Só não cedemos o espaço para fins comerciais”, assegura.

Na próxima quarta-feira, 20, a diretora informa que será instalada no local a Carreta Final, projeto que conta com o apoio do Ministério da Cultura e o patrocínio da Petrobras, e vai oferecer à comunidade cursos de culinária, artes plásticas, além de uma oficina de teatro. O veículo permanece no espaço até o dia 2 de novembro.

Além disso, toda quinta-feira o ônibus da Cidade Digital oferece à população o serviço de Internet gratuita através dos computadores da Escola Itinerante.

Secretaria de Saúde atenta à catapora, foram registrados 191 casos neste ano contra 295 em 2009 

A Secretaria de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica, está atenta aos casos de varicela (catapora) em Feira de Santana. Em 2010, o órgão registrou 191 notificações da doença contra 295 em 2009.

De acordo com a coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Janice Estrela, a vacina contra a doença não faz parte do calendário de imunização. “O Ministério da Saúde só disponibiliza a vacina em casos especiais, como para portadores do vírus HIV”, salienta.

A coordenadora informa ainda que o trabalho do órgão, em situações de confirmação da doença, é realizar a imunização das pessoas que tiveram contato com o cidadão infectado. Entre os primeiros sintomas da catapora estão febre baixa, dor de cabeça e vômito. Depois a pessoa apresenta manchas avermelhadas na pele que podem evoluir para erupções.

Conforme nota de esclarecimento as Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), a catapora é uma infecção viral aguda contagiosa, mais freqüente no final do inverno e início da primavera.

Terceira Rodada da Copa Interdistrital, três jogos acontecem na manhã deste domingo

Todos os distritos de Feira de Santana, com exceção de Humildes, estão disputando a Copa Interdistrital, competição que faz parte dos Jogos da Cidadania. Em sua décima edição, o campeonato iniciou no dia 29 de setembro de 2010.

Na terceira rodada, que acontece neste domingo (17/10), os distritos de Matinha, Maria Quitéria e Jaguara vão sediar os jogos Matinha x Jaíba, Maria Quitéria x Governador João Durval, Jaguara x Bonfim de Feira. Todas as partidas começam às 10 horas.

A segunda rodada da Copa Interdistrital ocorreu no domingo (10/10), com partidas envolvendo as equipes dos distritos de Matinha e Bonfim de Feira (1×1), e Maria Quitéria e Tiquaruçu (1×2).

“Nesse campeonato assim como na Copa de Bairros, o vencedor disputará o título de campeão dos Jogos da Cidadania em dezembro”, lembra o diretor do Departamento de Esportes, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Wilson Passos.

Copa de Bairros

Cerca de 52 equipes estão disputando os jogos da primeira fase correspondente a segunda rodada da Copa de Bairros, que também faz parte dos Jogos da Cidadania. Ao todo, 13 campos espalhados pela cidade sediam o campeonato.

A partir deste domingo, a terceira rodada será disputada por todas as equipes. Os jogos começam às 8h45 e acontecem nos campos do colégio Caic, no bairro Sítio Matias, Novo Lar,  Uefs, Colégio Polivalente, La Bombonera, CSU, Baixada, Baraúnas, Beira Riacho, Estação Nova, Campo do Fumo, e campo do George Américo.

“O campeão da Copa de Bairros também vai concorrer no mês de dezembro ao título de campeão dos Jogos da Cidadania contra o campeão da Copa Interdistrital”, lembra Wilson Passos.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]