Matriz Energética é destaque na Semana de Ciência e Tecnologia na UEFS

A Universidade Estadual de Feira de Santana iniciou, nesta segunda-feira (18/10/2010), as atividades da 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com palestra sobre o tema ‘As Opções para a Matriz Energética do Século 21’, proferida pelo professor João de Souza Vianna, da Universidade de Brasília (UnB). O evento, realizado em paralelo ao 15º Seminário de Iniciação Científica da UEFS, prossegue até o próximo domingo (24/10).

João Vianna apresentou um histórico da produção de energia no Brasil e relatou possibilidades e expectativas para o futuro, citando critérios éticos, econômicos, políticos e sociais “que devem ser considerados e equacionados para a relação da matriz energética com o meio ambiente”. Neste sentido, citou o potencial do Brasil para alternativas como a energia solar. Sobre a energia eólica, destacou que o Vale do São Francisco e o litoral brasileiro apresentam um dos maiores potenciais do mundo.
Em consonância com opiniões de cientistas e políticos de diversos países, Vianna chamou a atenção para o fato de que a água potável será o grande patrimônio da humanidade no século 21. Entre as atividades da 7ª Semana, abertas ao público, estão palestras e conferências, visitação a laboratórios da Uefs, ao Observatório Astronômico Antares e a museus, além da exibição de filmes.
A UEFS concentrou esforços para a participação de alunos da rede pública de ensino e de outros grupos interessados no evento, inclusive oferecendo transporte. A programação geral da Semana está disponível no site da universidade.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]