Lula diz que novo modelo do Fies beneficia estudantes que buscam financiamento para curso superior

Ao discursar hoje (20/10/2010) na cerimônia em que foi anunciado o fim da exigência de fiador para alunos de baixa renda e de cursos de licenciatura que buscam o crédito do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o novo modelo vai favorecer os estudantes. Segundo ele, o impacto será positivo diante da dificuldade enfrentada por quem procura um fiador.

“A coisa mais difícil na vida de uma pessoa, em qualquer segmento da sociedade, é arrumar um fiador. Porque, na verdade, não é uma prova de amizade ser fiador, é você estar assumindo a responsabilidade por algo que você não tem responsabilidade. Se der tudo certo, maravilhoso. Se não der, você vai pagar”, disse.

Dirigindo-se ao secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado, o presidente lembrou ter sido um desafio a discussão com a Fazenda sobre quem assumiria o papel de fiador no novo modelo do Fies. “Era um trabalho muito difícil convencê-lo que alguém [que não fosse o fiador trazido pelo estudante que pleteia o crédito] teria que assumir esse papel de fiador”, explicou.

A figura do fiador será substituída pelo Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo. Esse fundo será mantido pelo Tesouro Nacional e pelas instituições de ensino que quiserem aderir ao projeto. As instituições de ensino terão que repassar para o fundo parte do que recebem do Ministério da Educação pelos alunos matriculados no Fies.

A dispensa de fiador é válida para os alunos dos cursos de licenciatura, para os que tem renda familiar mensal per capita (por pessoa) de 1,5 salário mínimo e para os bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni) que optem por inscrição no Fies no mesmo curso em que são beneficiários da bolsa.

 

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]