Estado promove aula inaugural do Trilha/Educação em Governador Mangabeira

Uma vida com mais conhecimento, oportunidades e qualificação profissional. Esta é a expectativa de 200 jovens que estão inscritos no Programa Trilha – Programa Estadual de Inserção de Jovens no Mundo do Trabalho – desenvolvido pelo Estado, no município de Governador Mangabeira. Na segunda-feira (18/10/2010), os jovens irão participar da aula inaugural da primeira turma geral do Trilha/Educação. A solenidade será às 16h, no Mangabeira Fest, localizado na Praça Castro Alves, antiga academia Araújo.
As aulas regulares começam na terça-feira (19/10), prosseguirão pelos próximos 18 meses e serão realizadas no Centro Educacional professora Angelita Gesteira, no centro de Governador Mangabeira, e no Centro Educacional professor Agnaldo Viana Pereira, no Distrito de Quixabeira, beneficiando, principalmente, jovens oriundos da zona rural.
Os jovens receberão certificado de concluintes do ensino fundamental e outro certificado de qualificação profissional de 390h, dos arcos Agroextrativismo ou Metalmecânica. Assim, estarão aptos a exercer uma profissão ou então a continuar a formação profissional ingressando em um dos cursos técnicos de nível médio ofertados pela rede estadual de Educação Profissional.
De acordo com a diretora de Formação Inicial e Continuada da Superintendência de Educação Profissional, Tatiana Scalco, “a implantação do Trilha/Educação significa o atendimento de parte da demanda existente de ensino de jovens e adultos e de qualificação profissional na Bahia. É uma resposta do governo da Bahia a estes jovens. Destaca-se que em Governador Mangabeira esta ação conta com a parceria da prefeitura municipal”, conclui.
Trilha/Educação – faz parte do Trilha – Programa Estadual de Inserção de Jovens no Mundo do Trabalho – com ações em diferentes secretarias. O Trilha foi criado pelo Decreto Estadual de nº 11.262, em 21 de outubro de 2008, com objetivo central de inserir jovens em atividades produtivas, seja em postos formais de trabalho ou em atividades empreendedoras para a geração de renda, a exemplo da economia solidária, motivando-os para o exercício da cidadania.
O Trilha/Educação e o Trilha/Projovem Urbano são duas das ações desenvolvidas pela Secretaria da Educação no âmbito do Trilha. O Trilha/Educação é oferecido nos municípios onde não tem Trilha/Projovem Urbano, que é oferecido pelo governo federal. A terceira ação do Trilha na Secretaria da Educação é o Trilha/Projovem Saberes da Terra.
O objetivo destas ações é estimular o retorno dos jovens às salas de aula, promovendo a elevação da escolaridade, a certificação da educação básica, a qualificação profissional e a ação comunitária, contribuindo para a formação integral dos jovens.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]