Dívida pública correspondeu em setembro a 41% de tudo o que o país produz

Brasília – A dívida líquida do setor público chegou a R$ 1,415 trilhão em setembro. Esse resultado correspondeu a 41% de tudo o que o país produz – o Produto Interno Bruto (PIB) –, informou hoje (29/10/2010) o Banco Central (BC). Em relação a agosto deste ano, houve redução de 0,4 ponto percentual.

“Essa redução foi determinada, sobretudo, pelo superávit primário registrado no mês, e pelo crescimento do PIB corrente”, informa o BC no relatório.

No ano, a relação entre a dívida e o PIB registrou queda de de 1,8 ponto percentual. “Os principais fatores que contribuíram para esse redução foram o superávit primário, com 2,2 pontos percentuais do PIB, e o efeito do crescimento do PIB corrente, com 3,8 pontos percentuais. Em sentido contrário, os juros nominais apropriados e a valorização cambial de 2,7% no ano contribuíram para as elevações correspondentes a 4 pontos percentuais e 0,3 ponto percentual do PIB, respectivamente”, diz relatório do BC.

A dívida bruta dos governos federal, estaduais e municipais chegou a R$ 2,057 trilhões em setembro, o que correspondeu 59,6% do PIB, aumento de 0,2 ponto percentual em relação a agosto deste ano.

*Com informações da Agência Brasil.

 

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]