Dilma Rousseff: vamos manter a soberania, independência e a inclusão das pessoas

Com Lula, o Brasil pagou a dívida com o FMI e passou a ser um país respeitado no mundo. E esse respeito, inédito no cenário internacional, é que, entre outras conquistas, legou ao país o direito de receber a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. “O Brasil hoje tem condições de fazer investimentos e decidir seus rumos sem depender do Fundo Monetário Internacional (FMI). A ideia-força de independência, soberania, desenvolvimento e de inclusão das pessoas é o meu grande compromisso daqui para frente, essa ideia tem que ser reforçada”, disse Dilma Rousseff.

A candidata da coligação “Para o Brasil seguir mudando” afirma que parte desse respeito se deve ao fato de ter deixado ao condição de devedor e se transformado em credor do FMI. “A ruptura dessa tutela, e tenho certeza que para sempre, é uma das maiores comemorações que o povo brasileiro pode ter. É uma conquista do governo Lula que o meu compromisso é preservar”, afirmou.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva considera que o Brasil deixou de lado o “complexo de vira-lata” e diversificou suas relações. “O Brasil começou a ficar muito importante. E quando o país começa a ficar importante, começa a gerar ciúme e nós começamos a arrumar inimigos. Aqueles que não foram capazes de fazer o que você está fazendo vão começar a ser contra. Até porque, durante muito tempo, fomos induzidos a ter complexo de vira-lata. O importante era não ser ninguém. Ser alguém era privilégio de outros e não nosso”, disse o presidente.

Dilma Roussef vai manter a política externa de sucesso do governo Lula. Uma das estratégias é evitar o isolamento do país nas relações internacionais e, consequentemente, o acirramento dos conflitos. “Nós não achamos que a política que leva ao conflito e à guerra resulte em algum benefício”, declarou.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]