CONDER discute trânsito de pedestre na Rótulas do Abacaxi

A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) realizou reunião com representantes da Associação de Moradores da Comunidade do Sertanejo, localizada na avenida Heitor Dias, e da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) para discutir sobre as garantias de mobilidade segura dos moradores da região da Rótula do Abacaxi e do seu entorno, devido às obras da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos.
Participaram do encontro, na terça-feira (19/10/2010), Reginaldo Fernandes (gerente de projetos) e Amauri Guimarães (transporte e pesquisa), da Transalvador, o coordenador social Silvio Matos e o arquiteto Rafael Teixeira de Freitas, da Conder, o presidente e o vice da Associação de Moradores, Ademir José Souza e Edilton Pereira, respectivamente.
Amauri Guimarães garantiu a execução do projeto inicial, vinculado à Prefeitura de Salvador, que assegura a criação de baias para ônibus, com abrigo, em todo o entorno da região da Rótula do Abacaxi. Ao todo serão sete, sendo uma próxima ao Supermercado Extra e outra do lado oposto.
Também serão construídas baias na subida da Ladeira do Cabula, em frente ao Supermercado Atacadão, na pista contrária, defronte ao estabelecimento, após a entrada da rua do Sertanejo, na via contrária, próximo à entrada da rua Jorge Novis, e na avenida Heitor Dias. Está prevista também a construção de duas passarelas nessa via.
A associação propôs que as áreas embaixo dos viadutos, na Rótula do Abacaxi, sejam utilizadas como espaços de lazer. O arquiteto Rafael de Freitas esclareceu que a ideia já integra o projeto como também áreas para estacionamento de veículos oficiais (viaturas da PM, ambulâncias e outros).
O líder comunitário Ademir Melo solicitará, por meio de ofício à Transalvador, que nem todos os ônibus passem pelo viaduto 14 (sentido Retiro-Iguatemi), indo alguns pela pista de baixo, para que as pessoas possam descer no ponto próximo ao Extra.

No documento, a associação pedirá também uma solução para a travessia de pedestres, com segurança, na avenida Barros Reis, para evitar atropelamentos. A ideia inicial é a colocação de impedimentos, tipo guard rail, permitindo que as pessoas façam a travessia somente na Rótula do Abacaxi, onde há um conjunto de sinaleiras. Reginaldo Fernandes, da Transalvador, informou que a sinalização definitiva só poderá ser instalada quando as obras forem finalizadas na Rótula do Abacaxi, porque há possibilidade de alterações no decorrer dos trabalhos.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]