Cidade de Feira vai ganhar iluminação especial para as comemorações de fim de anos. Leia esta e outras notícias da PMFS

“O objetivo é mobilizar a comunidade acadêmica para fazer um levantamento de informações de alguns atrativos, atividades e equipamentos do município”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburgh.

“O objetivo é mobilizar a comunidade acadêmica para fazer um levantamento de informações de alguns atrativos, atividades e equipamentos do município”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburgh.

De 1º de dezembro deste ano a 6 de janeiro de 2011 

A cidade vai ganhar iluminação especial para as comemorações de fim de ano com o projeto “Natal: Luzes da Princesa”, no período de 1º de dezembro deste ano a 6 de janeiro de 2011. A realização é da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Serviços Públicos, com consultoria de captação de recursos pela Ativa Propaganda e execução da Ghia Engenharia.
O projeto “Natal: Luzes da Princesa” será subdividido, sendo que cada região será patrocinada por uma empresa, onde a marca terá visibilidade junto a decoração de Natal. Serão contempladas praças e viadutos que receberão decoração especial, englobando também a rotatória do Emec, praça de Alimentação Gilson Pereira e praça da Bandeira.
A iluminação especial também será implantada nos viadutos dos cruzamentos das avenidas Getúlio Vargas com João Durval, João Durval com Fróes da Mota, Maria Quitéria com Fróes da Mota, Tomba, Cajueiro/Portal do Sertão, Complexo Viário José Ronaldo de Carvalho e ainda Monumento do Caminhoneiro.
Prédios públicos também serão decorados e destacando ainda mais a sua beleza arquitetônica. Dentre eles, o Paço Municipal Maria Quitéria (Prefeitura), a Câmara de Vereadores e o Centro de Atendimento ao Feirense (CEAF). Ainda receberão iluminação especial com decoração em toda sua extensão as avenidas Presidente Dutra, Getúlio Vargas, Conselheiro Franco, Senhor dos Passos, Maria Quitéria e João Durval.
O diretor de Atendimento da Ativa Propaganda, Nilson Santana, observa que a iniciativa visa criar clima festivo no final de ano. “A cidade fica repleta de pessoas de diversas regiões, que vêm fazer compras. Então porque não presentear esses visitantes com uma linda decoração? Este ano o Natal Luzes da Princesa traz na sua decoração a magia que transforma todos os sonhos, desejos, esperanças, tudo isso e muito mais em realidade”, ressaltou.
Governo quer solução para alagamento
Prefeitura, DNIT e Via Bahia vão discutir situação 
A busca de uma solução para os alagamentos ocorridos nas margens da avenida Eduardo Fróes da Mota (o Anel de Contorno), principalmente no trecho entre os viadutos Francisco Pinto e do Cajueiro, vai ser o tema de uma reunião entre a Prefeitura Municipal, o DNIT e a Via Bahia, na próxima semana. A iniciativa é do prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, que tomou a decisão em razão das reclamações sobre o problema.
A área onde acontecem os alagamentos é a chamada faixa de domínio desse trecho do anel rodoviário, que faz parte da BR-324, atualmente gerida pelo consórcio privado Via Bahia. Embora a solução do problema seja de responsabilidade do consórcio e do DNIT, o Governo Municipal se preocupa em encaminhar uma maneira de resolver.
O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, explica que a Prefeitura já fez a parte dela, construindo uma rede de drenagem pluvial com dois mil metros de extensão. Ela começa no viaduto Francisco Pinto e segue pela avenida Nóide Cerqueira até o Subaé.
“Esses alagamentos existem desde que começaram a construir na faixa de domínio do contorno, sem verificação correta do nível da construção em relação ao nível da rodovia.
As empresas que levaram em conta esse detalhe não enfrentam o problema”, adverte o secretário.
Estágio voluntário para inventário turístico
Interessados devem procurar Sec. Desenvolvimento Econômico 
Estudantes dos cursos de Geografia e História interessados em participar da primeira etapa do Inventário da Oferta Turística devem procurar, até a próxima segunda-feira (25/10/2010), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), situada na avenida Maria Quitéria, 2.316, ou ligar para 3604-0550. O trabalho já começou e será desenvolvido até novembro.
“O objetivo é mobilizar a comunidade acadêmica para fazer um levantamento de informações de alguns atrativos, atividades e equipamentos do município”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburgh.
De acordo com o secretário, haverá emissão de certificados e vale-refeição para os estagiários voluntários. “Na terça-feira (26/10) faremos a capacitação e, na quarta-feira (27/10), os estagiários já começam o trabalho”, frisa.
O apoio foi solicitado durante promoção do Seminário para a Realização do Inventário Turístico de Feira de Santana nesta terça-feira (19/10), no Museu Parque do Saber Dival Silva Pitombo.
Além dos estudantes, os técnicos do Departamento de Turismo da SEDEC também estão envolvidos no projeto.
Especialidades do Centro de Prevenção ao Câncer
 
Centro funciona de todos os dias, exceto aos domingos 
Biópsia de próstata e do colo uterino, ultrassons em geral, punção da mama e da tireóide, tratamento de câncer uterino e câncer de próstata, mastologista e urologista. Estas são algumas das especialidades oferecidas no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltêz (CMPC), de segunda-feira a sábado.
Destes serviços, a maior demanda é de biópsia da próstata, com 15 atendimentos diários, punção da mama e da tireóide, cerca de 24 atendimentos, e de ultrassons, com 100 pacientes diários, além da biópsia do colo uterino, segundo a coordenadora do CMPC, Liamara Oliveira. Ao todo, em torno de 1.600 pacientes são atendidos mensalmente no centro.
Além disso, a unidade oferece serviços como endocrinologia, biópsia, eletro cauterização, consultas ginecológicas, acompanhamento com central de enfermagem e pós-operatório dos pacientes operados de próstata no CMPC, dentre outros acompanhamentos com portadores de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
“Em Feira de Santana, a única clínica que oferece estes tratamentos pelo Serviço Único de Saúde (SUS) é o CMPC. Nossa equipe é composta por cinco ginecologistas, mastologista, urologista, endocrinologista, dois oncologistas e dois radioterapeutas”, informa a coordenadora.
O CMPC funciona das 7 às 19 horas durante a semana e, aos sábados, das 7 às 16 horas, ininterruptamente.
Novo cadastro do Bolsa Família
 
Equipes do programa estão percorrendo bairros 
Equipes do Programa Bolsa Família estão visitando diariamente novas famílias que desejam se cadastrar no programa do Governo Federal. O novo cadastro está sendo realizado em alguns bairros de Feira de Santana, a exemplo do Sobradinho e Liberdade, cuja visita ocorreu nesta quarta-feira (20/10).
Os próximos bairros a serem visitados pelas equipes são Feira VII, Panorama, Asa Branca e Sítio Novo. Para agendar a visita domiciliar, os novos beneficiários devem procurar previamente a coordenação do Programa Bolsa Família, situada na rua Barão de Cotegipe, 649, das 8 às 17 horas.
Segundo a coordenadora do programa em Feira de Santana, Vitória Régia Leal, a falta de documentos pessoais tem sido a principal dificuldade encontrada pelos pesquisadores.
“As famílias precisam estar munidas de todos os documentos necessários – CPF, RG, título de eleitor e carteira de trabalho – para realização do cadastro”, frisa.
Todas as 46.477 famílias assistidas pelo programa Bolsa Família em Feira de Santana foram recadastradas ao longo deste ano. Apenas cinco municípios brasileiros conseguiram efetuar o recadastramento de cem por cento das famílias, antes do término do prazo estipulado pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) que vai até o dia 31 de outubro.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]