Bautista Vidal será homenageado na Semana de Ciência e Tecnologia

O físico baiano José Walter Bautista Vidal será homenageado, em Salvador, nesta segunda-feira (18/10/2010), primeiro dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que vai até o próximo dia 22/10. A homenagem será às 15h, na Faculdade Universo (Avenida ACM).
Na terça-feira (19/10), às 9h, na Universo, os secretários estaduais da Educação, Oswaldo Barreto, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Feliciano Tavares, participam de uma cerimônia que oficializa a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Bahia.
Um simulador de voo profissional, uma célula gigantesca que mostra as funções das organelas celulares, um cinema científico, experiências de eletricidade interativa são algumas das atrações do evento de popularização. Na faculdade vão estar reunidos mais de 40 expositores, entre centros de pesquisa, universidades e associações que vão mostrar o que a Bahia tem feito na área de ciência e tecnologia.
A ideia é atrair os mais jovens e despertar neles o interesse pelo tema. As atividades são abertas e gratuitas. A expectativa é de que 1,5 mil estudantes passem pelo local todos os dias. Os parceiros do evento também contaram com incentivo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), que disponibilizou R$ 150 mil através de um edital.
Coordenada na Bahia pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Semana Nacional de C&T foi instituída em 2004, por decreto presidencial, para mobilizar, principalmente os jovens e em especial as crianças, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. O tema da Semana este ano é “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”.
Defensor da soberania
Bautista Vidal criou mais de 30 instituições de pesquisa e centros de tecnologia no Brasil, entre eles o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (Ceped) da Bahia. É membro titular do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenou a Conferência de Produção de Energia a partir da Biomassa da Comissão Europeia, realizada em 1997, em Brasília.
A importância do trabalho dele, que defende de forma ferrenha a substituição do petróleo e seus derivados pela produção de energias renováveis, a partir do álcool e de óleos vegetais, para que o Brasil se torne a maior potência energética do mundo, fez com que fosse homenageado com uma exposição durante o principal evento de popularização das ciências.
Físico com o DNA da política, Bautista Vidal é um defensor intransigente da soberania nacional e das riquezas do Brasil.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]