Bahia deve ter um fluxo de 6,6 milhões de turistas no verão

Com uma perspectiva de hotéis lotados no período de novembro deste ano até março de 2011, a Bahia deve registrar a temporada de verão mais concorrida dos últimos dez anos. A expectativa é da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), que projeta um fluxo de 6,6 milhões de visitantes durante a alta estação.
A perspectiva é baseada em dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que registrou um fluxo turístico anual de 9 milhões de pessoas na Bahia no último levantamento realizado em 2008. “Esse período de alta estação representa dois terços do nosso fluxo total”, calculou o secretário Antonio Carlos Tramm, durante entrevista coletiva, nesta quinta-feira (21/10/2010), na sede da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), no Rio de Janeiro.
O perfil dos visitantes é bem variado, mas há um grande destaque para os mineiros, paulistas e os próprios baianos, que viajam pelas 13 zonas turísticas do estado. Os dois destinos mais visitados são Salvador e Porto Seguro, porém, localidades como a Chapada Diamantina, Litoral Norte e as costas do Cacau, Baleias e Dendê também recebem muitos turistas na alta temporada.
É o caso de Morro de São Paulo, no município de Cairu, que nos últimos feriados prolongados registrou uma grande taxa de ocupação. De acordo com o empresário Antonio Berti, os hotéis da região ficarão lotados no réveillon e no restante do verão. “Quem ainda quiser passar os festejos de fim de ano por lá terá de correr”. Os pacotes para Morro de São Paulo custam a partir de R$ 1,5 mil para cinco pernoites (o casal).
Em Salvador e Litoral Norte, a situação não é diferente. De acordo com o presidente do sindicato que representa os hotéis, Silvio Pessoa, o setor tem registrado um constante crescimento desde o início do segundo semestre deste ano, com um pico de 85% de ocupação em setembro. “Temos agora uma série de feriados prolongados e acreditamos em um verão extremamente aquecido”.
Divulgação 
A presidente da Bahiatursa, Emília Silva, informou que existe uma série de ações promocionais em andamento como a divulgação do Destino Bahia durante as comemorações do Dia da Baiana, que ocorrerão nos principais destinos emissores – São Paulo, Minas Gerais, Brasília. “Também estamos promovendo as festas populares no estado, a exemplo da Festa de Nossa Senhora da Conceição, Lavagem do Bonfim, Festa do Rio Vermelho e o Carnaval”. Emília acredita também que a realização do Carnaval, em março, beneficiará o setor na Bahia.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]