Alunos da rede estadual apresentam textos selecionados em concurso

Projeto Tempos de Artes Literária.

Projeto Tempos de Artes Literária.

Trinta e seis alunos da rede de ensino estadual da Bahia, selecionados em concursos regionais, apresentaram, nesta quinta-feira (28/10/2010), no Museu de Arte Moderna (MAM), na Avenida Contorno, poesias, cordéis e outros textos literários de sua autoria no encerramento do concurso Tempos de Arte Literária (Tal).

Para chamar atenção do público, os poetas usaram muita criatividade. O estudante Marcos Vinicius de Souza, 17 anos, morador do município de João Sá, se vestiu de cangaceiro para homenagear um ídolo, o forrozeiro Luiz Gonzaga. Ele é autor da poesia ‘A Saga de Luiz Gonzaga’.
“O projeto me estimulou a escrever, coisa que nunca pensei. Na verdade, minha disciplina favorita é Matemática, mas vi no projeto uma chance de homenagear Luiz Gonzaga. Acho que o Tal é muito importante para a nossa aprendizagem, e ajuda os estudantes a ler mais”, afirmou Marcos.
Outro estudante que enxergou na iniciativa uma chance de revelar o seu talento foi Hugo Trindade, 16 anos, de Rio de Contas. “Eu sempre gostei de escrever, mas o projeto me fez ter vontade de mostrar os meus textos para o público. Acho que este programa já deveria ter surgido há muito tempo, porque abre espaço para nós”.
De acordo com a coordenadora de Projetos Interssetoriais, Nide Nobre, o Tal foi concebido para envolver os estudantes da 5ª série do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio e equivalentes (Educação de Jovens e Adultos, Ensino Normal e Tecnológico). Segundo ela, este ano, mais de um milhão de estudantes, de 398 municípios baianos concorreram.
A solenidade de encerramento do projeto contou com a presença do escritor Rubem Alves, que realizou palestra para os alunos e professores da rede pública. “Se as escolas conseguirem fazer brotar nos adolescentes o prazer da leitura, terão realizado a sua missão”. Em 2009, o Tal foi desenvolvido em 362 municípios do estado da Bahia, com 718 escolas participando efetivamente do projeto, produzindo obras de arte literárias estudantis e realizando os Saraus Escolares e o Sarau Estadual

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]