Ação da SMTT combate poluição sonora em Feira . Leia esta e outras notÍcias da PMFS

Obras de recapeamento asfáltico com Concreto Betuminoso Usinado a Quente.

Obras de recapeamento asfáltico com Concreto Betuminoso Usinado a Quente.

Final de semana mais tranqüilo na cidade

Uma operação da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) garantiu uma maior tranqüilidade para moradores de diversos bairros de Feira de Santana. O trabalho foi concentrado no combate à poluição sonora.

Nos dois dias (sábado e domingo) foram apreendidos quatro veículos e lavradas pelo menos 10 notificações. Os problemas mais comuns foram som alto, estacionamento sobre a calçada além de alteração de característica de veículos.

De acordo com o secretário municipal, Flailton Frankles, a operação da SMTT contou com o apoio da Polícia Militar. “Percorremos praticamente todos os bairros de Feira de Santana”, disse o secretário.

A ação da SMTT também contou com o auxílio do Servtran. O órgão foi responsável pelo direcionamento das equipes, indicando os locais de maior reclamação. “Zeramos o número de reclamações que chagaram ao Servtran”, comenta Flailton Frankles.

Novas investidas contra a poluição sonora deverão acontecer. Reclamações também podem ser feitas ao Servtran, através do telefone (75) 3603-7304.

Asfalto na Alameda dos Mulunguzeiros

Bairro Cidade Nova contemplado pelo Governo Municipal

Moradores da rua Alameda dos Mulunguzeiros, além da 1ª e 2ª travessas do bairro Cidade Nova, serão beneficiados com a pavimentação das vias ainda nesta terça-feira (19/10/2010). Essas ruas estão sendo recuperadas com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) pela Prefeitura de Feira de Santana.

No início da manhã desta terça-feira, os trabalhos já haviam sido concluídos nas duas travessas e estava em andamento na rua principal. Inicialmente, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano realizou a terraplanagem da rua, a base e, em seguida, lançou o CBUQ.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, são 3.200 metros quadrados de área asfaltada, o que resultará em ganhos na qualidade de vida de moradores da localidade.

A professora Rosângela Bispo, moradora da Alameda dos Mulunguzeiros, aprovou a iniciativa do Governo Municipal.

“Vai melhorar bastante porque tem muita poeira no Verão. Quando chove, o problema é a lama nas ruas, o que não deve mais acontecer com a rua asfaltada”, afirma a professora.

Em visita ao local nesta manhã, o prefeito Tarcízio Pimenta percorreu as ruas, acompanhado do secretário José Pinheiro. As obras estão sendo executadas com recursos próprios do município.

Merenda escolar mais saudável

Produtores rurais repassam produtos para merenda

Os produtores rurais do município já começaram a repassar os gêneros alimentícios para a Prefeitura de Feira de Santana utilizar na merenda escolar das mais de 220 escolas da rede municipal de ensino. Produtos como feijão, beiju e farinha já estão sendo entregues no almoxarifado central da Prefeitura.

“Uma lei do Governo Federal determina que, no mínimo, 30% da merenda escolar seja composta de alimentos adquiridos através da agricultura familiar. É uma maneira de incentivar o agricultor e permitir que ele produza mais e não perca seus produtos”, destaca Luciano Cerqueira, coordenador do almoxarifado.

Mais de 240 famílias participaram do Chamamento Público realizado pela Prefeitura de Feira de Santana no mês de setembro para aquisição de gêneros alimentícios de agricultores e de suas organizações econômicas, enquadradas no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

O Chamamento Público teve como objetivo adquirir gêneros alimentícios no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O resultado foi publicado na edição do dia 24 de setembro em jornal de circulação local.

Recapeamento avança na cidade

Bairros Kalilândia e Serraria Brasil beneficiados

As obras de recapeamento asfáltico com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) continuam avançando em diversas localidades de Feira de Santana, proporcionando melhores condições de fluidez do tráfego de veículos. Simultaneamente estão sendo executadas obras em dois corredores de tráfego nos bairros Kalilândia e Serraria Brasil.

No bairro Kalilândia as obras de urbanização estão sendo executadas na rua Boticário Moncorvo. Os serviços foram iniciados a partir da avenida Maria Quitéria e seguem em direção ao Centro da cidade, devendo ser concluídas nos próximos dias. Nesta mesma localidades, outras ruas já foram contempladas, a exemplo da Sabino Silva e a Leolinda Bacelar.

As intervenções também estão em execução no bairro Serraria Brasil. Nesta localidade já está concluída a obra de urbanização com CBUQ da rua Cupertino Lacerda, trecho entre a rua Castro Alves até a avenida Maria Quitéria. Com a intervenção, o Governo Municipal promove melhores condições de escoamento do tráfego por esta artéria.

As obras, conforme o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, continuam sendo executadas em diversos locais do Centro da cidade e também em bairro periféricos. Contemplam principalmente os corredores de tráfego do transporte coletivo urbano e também onde existe grande fluxo de veículos.

Novos centros digitais nos bairros

Baraúnas, Novo Horizonte, Nova Esperança e Calumbi

Mais quatro Centros de Inclusão Digital serão entregues pela Prefeitura de Feira de Santana dentro em breve. As novas unidades vão funcionar na rua Deraldo Alves, no bairro Baraúnas; Escola Otaviano Ferreira Costa, no Novo Horizonte; Escola Professora Marília Queiroz Silva, no bairro Nova Esperança, e na Escola Tereza Cunha Santana, no bairro Calumbi.

Dos quatro centros, o maior deles está situado nas Baraúnas, já que vai atender a população do bairro e moradores vizinhos com curso de informática nos três turnos. A estrutura será dotada de 40 computadores, duas impressoras e seis orientadores. Os outros três centros serão equipados com 11 computadores em cada um deles, funcionarão nos três turnos e terão três orientadores cada um.

Com os novos equipamentos, cerca de dois mil alunos vão receber ensinamentos sobre informática nestes centros e em mais 12 já existentes. Alguns deles estão em funcionamento na Escola Monteiro Lobato, nos bairros Parque Getúlio Vargas, Mangabeira, Fraternidade, Feira VII e Feira X, além dos distritos de Matinha, Jaíba e Jaguara.

Segundo o chefe de gabinete da Secretaria de Planejamento, Francisco Maia, os centros que já funcionam atendem aproximadamente 1.500 pessoas a cada semestre. “Esta é uma iniciativa muito importante e nos dedicamos para fazer o melhor. Como precisamos adaptar as salas de aula das escolas, haverá licitação”, informa.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]