3º FENATIFS consolida Feira de Santana na rota nacional do teatro infantil

Mais de 15 mil espectadores estiveram presentes entre os dias 04 e 12 de outubro nos teatros e praças de Feira de Santana para conferir o 3º Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (FENATIFS), que, neste ano, homenageou o Palhaço Biribinha. Muita música, brincadeiras, malabaristas, trenzinho com crianças e bonecos gigantes fizeram parte dessa grande festa. O palhaço Biribinha, com seus bonecos de marionetes, fez a abertura oficial, no primeiro dia de Festival. “Foi decretada a felicidade em Feira de Santana”, afirmou o Palhaço, inaugurar a temporada de alegria na segunda maior cidade da Bahia.
Um grande encontro entre os grupos de teatro que participaram do festival, atores da cidade fantasiados de palhaços, crianças do Cultura Mais Circo, comissão organizadora e o público em geral. “Tivemos um grande número de espetáculos de qualidade com diferentes linguagens. Procuramos trazer para Feira de Santana o que tem de melhor no Brasil. Foram 17 atrações, grupos de renome no país. A nossa intenção é popularizar o teatro”, disse a produtora da Cia Cuca de Teatro, Elizete Destéffani. A grande novidade desta edição foi a Tenda Cultural, localizada no espaço Marcos Moraes, na Avenida Getúlio Vargas, que exibiu alguns dos espetáculos selecionados ao longo desses nove dias.
Entre os destaques do Festival, a mesa redonda com o tema “Os desafios e conquistas da arte-educação: compartilhando experiências”. Uma das palestrantes foi Cilene Nascimento Canda, professora assistente do Centro de Formação de professores da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB). A graduada em pedagogia, mestre em Educação, Doutoranda do Programa e Pós-graduação em Artes Cênicas da UFBA e líder do grupo de Pesquisa Linguagem, Arte, Cultura e Educação, a especialista fez uma breve explanação sobre a arte no contexto da Educação, trazendo a importância da arte na sociedade e na estética. “É necessário a construção de uma ponte entre cultura e educação”, afirmou Cilene Canda.
Uma semana intensa, cheia de espetáculos, workshops, oficinas, além das Mostras de Talentos Mirins e Mostra Jovens Talentos, realizadas por grupos de alunos de escolas e instituições de Feira de Santana e cidades vizinhas. Ao final dos espetáculos, cada grupo recebeu o troféu Biribinha das mãos do próprio Palhaço e também das mãos de Rita Spier e Alice Ribeiro. “Apesar dos meus 60 anos – 53 de profissão -, tenho aprendido muito neste festival”, declarou Biribinha. Todas as atividades do Fenatifs contaram, não só com a participação de adultos que fazem ou gostam de teatro, mas também de crianças de todas as faixas etárias.
Outro destaque do Festival foi o espetáculo O Circo dos Objetos (SP), da Cia Mariza Basso, um dos mais aplaudidos pelo público. Além desse, o Circo de Lambe-Lambe, O Negrinho do Pastoreio e O Patinho Feio fizeram a alegria da criançada que curtiam o feriado prolongado acompanhando o Fenatifs. Um espetáculo que marcou os espectadores do Festival foi É meu, É seu, É nosso do grupo Cabriolas de Teatro, de Salvador. O último dia foi marcado por uma grande festa de encerramento que contou com a participação de grandes grupos e artistas, entre eles o palhaço Biribinha, O Circo dos Objetos, a Família Vagamundi e a Cia Cuca de Teatro. “O teatro estava lotado e muitos ficaram no foyer se divertindo nos brinquedos, já que o teatro estava com a sua capacidade máxima. Com muitas brincadeiras, espetáculos de qualidade, distribuição de brindes e brinquedos o 3º Fenatifs terminou deixando seus fãs à espera da quarta edição”, conclui Elizete Desteffani.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]