O médico e professor André Luiz Cerqueira de Almeida é homenageado pela Câmara com a Comenda Gastão Guimarães

O médico e professor André Luiz Cerqueira de Almeida é o mais novo comendador de Feira de Santana. A honraria foi entregue na noite de sexta-feira (03/09/2010), diante de uma platéia formada por familiares, amigos, profissionais da área de saúde, autoridades e lideranças políticas. Ele agradeceu a iniciativa da Câmara Municipal destacando a história do patrono da cadeira número 7 da Academia de Medicina de Feira de Santana que dá nome à comenda, o médico, jornalista e poeta Gastão Guimarães.

“Receber a Comenda Gastão Guimarães traz a sensação do dever cumprido, é a recompensa por tantas noites perdidas em plantões”, resumiu André Almeida, ao falar sobre a honra de ser condecorado pela Casa da Cidadania, não somente pela relevância da honraria, como pela grandiosidade do homem que a denomina. Emocionado, o médico também destacou a importância da família e agradeceu aos vereadores, em nome de Getúlio Barbosa e do presidente Antônio Carlos Passos Ataíde.

O homenageado ressaltou a importância de “preservar a memória daqueles que construíram um futuro sem algemas”, citando Tereza Cristina Bahia Coelho, que ocupa a cadeira de Gastão Guimarães na Academia e responsável por um amplo estudo sobre a vida e a obra do médico. André Almeida ilustrou seu discurso com a exibição de slides e homenageou os pais lembrando o discurso de formatura: “As árvores que hoje somos foram ontem as sementes que vocês germinaram”, disse.

Coube ao vereador Getúlio Barbosa (PP), autor do projeto de concessão da comenda, saudar o homenageado, bem como entregar a honraria. “Muitos homens passam pela vida sem deixar marcas, outros aparecem momentaneamente e poucos fixam fortemente seu nome através de ações que a comunidade reconhece e incorpora à sua história. Esta última citação lhe cabe muito bem”, afirmou o vereador, destacando que a homenagem é um reconhecimento à sua trajetória de médico e professor.

Nascido em Feira de Santana, filho de Antônio Carlos Pinto de Almeida e Jacira de Almeida, André Luiz é, além de médico humanitário, conceituado professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), conforme lembrou Getúlio Barbosa. Ele disse que o homenageado é “exemplo de dignidade, competência e senso de humanidade ao lidar com a vida”. Atualmente André Almeida faz pós-doutorado na área de Cardiologia no Hospital Johns Hopkins, apontado em pesquisa realizada pela U.S. News como o melhor hospital dos Estados Unidos.

A sessão foi dirigida pelo presidente da Casa da Cidadania, vereador Antônio Carlos Passos Ataíde (DEM), que compôs a mesa ao lado do homenageado e sua esposa, Rita de Cássia Almeida, o presidente da Academia de Medicina de Feira de Santana, Washington Luiz Almeida, deputado federal Sérgio Carneiro e o tenente Bruno Ramos Ferreira Santos, representando o coronel Adames Barbosa Pelegrino, comandante regional do Corpo de Bombeiros do Interior.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]