Mais de dois mil estudantes da rede estadual participam da SBPC

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Mais de dois mil estudantes da rede estadual participam da reunião regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece no período de 14 a 17 de setembro de 2010 (terça a sexta-feira), na Universidade Federal do Recôncavo, em Cruz das Almas, a 146 quilômetros de Salvador. O Secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, também participa como conferencista do evento. Ele ministra palestra sobre “A Educação no Estado da Bahia – diagnóstico e perspectiva”, no dia 15, às 10h30. Além disso, visita o Colégio Estadual Alberto Torres, que vai funcionar como alojamento para estudantes.

O evento, que deve reunir, aproximadamente, oito mil pessoas, traz como tema central “Ciência, Tecnologia e Inovação no Recôncavo”, destaque para a SBPC Mirim, que tem como proposta envolver os estudantes na discussão de temas científicos e culturais. “Essa experiência é muito importante para os nossos estudantes. Eles vão vivenciar algo diferente, que vão despertá-los para pensar o futuro”, avalia a diretora da Diretoria Regional de Educação de Cruz das Almas (Direc 32), Carlinda Lacerda.

Quem está empolgada com a experiência é a estudante do 3º ano do Colégio Estadual Luciano Passos, em Cruz das Almas, Dalila Cerqueira dos Santos, 17 anos. “Estou na maior expectativa. Farei um curso sobre a importância da fármaco-epidemiologia na ciência e na tecnologia. Acredito que será muito importante para o meu futuro”, conta a estudante, que quer seguir carreira de farmacêutica.

Participam da SBPC estudantes de escolas estaduais dos municípios integrantes das Diretorias Regionais de Educação (Direc) de Cruz das Almas, Santo Amaro, Santo Antonio de Jesus e Cruz das Almas. “As diretorias de educação regionais se envolveram desde a montagem da programação do evento até a mobilização dos alunos para participar das atividades”, informa a superintendente de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional da Secretaria da Educação, Eni Bastos. Segundo ela, “este é um evento de grande porte, com temas diversificados, que só vem enriquecer a experiência e a formação dos estudantes”.

Oficina – Os estudantes vão participar, também, de oficinas de cunho prático. Uma das 25 oficinas da SBPC Mirim está relacionada ao projeto “Sistema de TV circuito fechado: uma revolução na tecnologia a serviço da educação”, de autoria de Jaime Sobral e Divanei Vieira, ambos professores do Colégio Estadual José Bonifácio, no município de Governador Mangabeira.

Os dois educadores usaram a criatividade para utilizar a tecnologia em benefício da educação para transmitir uma programação cultural e educativa, simultaneamente, para várias salas de aula. O projeto prevê, também, a produção de programas informativos pelos próprios alunos. “Programas de televisão, filmes, telenovelas, noticiário, programas esportivos, tudo poderá ser produzido pelos estudantes como atividade para contribuir para o desenvolvimento do senso crítico”, diz Jaime Sobral.

Visita – O Colégio Estadual Alberto Torres, em Cruz das Almas, que será visitado pelo secretário Osvaldo Barreto, tem 25 salas de aulas, três laboratórios de informática, laboratório de ciência e biologia e biblioteca. Agora, o colégio se prepara para trazer a comunidade escolar mais uma novidade: quatro salas de apoio pedagógico. A iniciativa é fruto do projeto de Revitalização das Escolas, voltado para a reestruturação do ambiente escolar, tanto na sua reestruturação física como nas suas necessidades pedagógicas.

As salas vão contemplar diferentes áreas do conhecimento. Haverá uma sala de estímulo à leitura, uma de contextualização histórica, uma de desafios matemáticos e outra de expressão corporal. “Estas salas serão fundamentais para que os professores possam realizar planejamento didático de forma mais prática. Quem ganha com isso é a educação”, avalia a coordenadora pedagógica do colégio, Roberta Evelyn Passos. Segundo ela, a unidade já recebeu os recursos para a adequação dos espaços e eles devem ser abertos à comunidade escolar até novembro.

O Colégio Estadual Alberto Torres atende a 1.800 alunos, distribuídos nos três turnos. O colégio oferece ensino fundamental, médio, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional. A unidade passou a ofertar a educação profissional em 2008, quando foram criados os cursos técnicos de informática e de agropecuária. Este ano, os estudantes passaram a contar com mais duas opções: os cursos técnicos de agroecologia e jogos digitais.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141150 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário