Solidariedade na Região Metropolitana | Por Emiliano José

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Não é mais possível imaginar o destino isolado das cidades da Região Metropolitana. Discuto isso sempre em Salvador, onde moro. Quando discutimos os problemas de Candeias, para além de seus aspectos estritamente políticos, devemos fazê-lo olhando o conjunto das tantas cidades que compõem a Região Metropolitana. Raciocínios exclusivistas, que pretendem olhar apenas para o próprio umbigo, não resolvem nenhum dos problemas dessas cidades. Sabemos que não são simples as questões que envolvem os grandes centros urbanos. Ao contrário, creio que o grande problema que vamos enfrentar em todo o mundo e de modo particular no Brasil é o da crise urbana.

É nas cidades, particularmente nas grandes e médias, que se acentuam hoje os grandes problemas do Brasil. A maior parte da população brasileira, como se sabe, vive nas cidades e, por isso, nossa atenção, não só a dos políticos, mas de todos os que se preocupam com o destino do País, deve estar voltada para o enfrentamento dos desafios que as grandes aglomerações urbanas colocam para a Nação. Saneamento, habitação, segurança pública, lazer, cultura, educação, transporte, tudo isso ganha contornos dramáticos nas grandes e médias cidades nos dias de hoje. O destino de Candeias e de Salvador, o de Camaçari, de Lauro de Freitas, de Simões Filho, de São Francisco do Conde, de Madre de Deus, de São Sebastião do Passe é um só.

É urgente retomar a idéia de Região Metropolitana, retomar a idéia de um planejamento global para toda essa região. Sem isso, nós não enfrentaremos os problemas de cada município. O prefeito, a prefeita são sempre tentados a olhar para sua cidade, a fazer coisas, obras, sem que olhem para o conjunto, para o entorno, para os seus vizinhos, e com isso não percebe que os problemas se acumulam independentemente da lógica exclusiva de seu município. A solidariedade entre as administrações é uma maneira de fortalecer a solidariedade entre os moradores dessa complexa Região Metropolitana.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141153 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário