Secretário entrega escolas para quilombolas e portadores de deficiência

Dois colégios estaduais foram entregues à população de Jequié nesta sexta-feira (27/08/2010). As unidades foram restauradas pela Secretaria Estadual da Educação. O primeiro a ser reinaugurado foi o Colégio Duque de Caxias, instalado na comunidade quilombola urbana de Barro Preto. A unidade conta com nove salas e tem capacidade para 1.080 alunos. A decoração da escola para o evento foi inspirada na cultura africana, demonstrando uma das preocupações dos professores da unidade, que é a preservação com a história e cultura africana.
“A escola tem a preocupação de passar para os alunos a sua origem. Queremos preservar nossa cultura. Mesmo porque, escolas são feitas apenas de paredes e cadeiras, são também de historias e culturas”, afirmou a diretora da unidade Ângela de Oliveira.

As intervenções abrangeram reforma da quadra, substituição e colocação de janelas nas salas, iluminação externa, troca de piso, revestimento das paredes, troca do telhado, pintura do prédio, construção de dois banheiros, sendo um deles adaptado para deficientes físicos, e sala de professor, de informática, para guardar material esportivo, um arquivo e duas salas ampliadas.

Foi também reinaugurado o Colégio Estadual Professor Firmo Nunes, com capacidade para atender 947 alunos e funcionando nos três turnos. A obra envolveu a reforma do muro, troca de piso de algumas instalações, revitalização da rede hidráulica, pintura, pavimentação e área de lazer para os estudantes.

Ipiaú

No município de Ipiaú, 500 alunos com algum tipo de deficiência serão atendidos com a inauguração do centro de educação especial no interior da Bahia, o Centro de Apoio Pedagógico de Ipiaú. A unidade atende alunos com síndromes, paralisia cerebral, Transtorno de Desenvolvimento, Deficiência de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD).

De acordo com a diretora do centro, Miriam de Oliveira Benjoino, a unidade oferece apoios pedagógico e psicopedagogicos. Ela explica que, por meio da pedagogia adotada pela unidade, os alunos conseguem ter um desenvolvimento motor e psicológico com mais rapidez. “Aqui mostramos que é possível educar todas as crianças, independente das dificuldades que elas apresentam”, afirmou.

O centro conta com rampas de acesso para usuários de cadeira de rodas, pistas táteis para deficientes visuais, sensores luminosos para surdos, quadra esportiva adaptada e salas de Braille, soroban, de libra, para apoio pedagógico e psicopedagógico.

O secretário Estadual da Educação, Osvaldo Barreto, afirmou que, além da estrutura física, o centro oferece apoio para a estimulação motora e artística para alunos com altas habilidades (super dotadas), sala de orientação e mobilidade.

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