Confira a coluna de Antônio Larangeira de 8 de agosto de 2010

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Jornada de Alergia

Com a finalidade de desenvolver o seu programa de Educação Continuada, a ASBA – Regional Bahia promoverá nos dias 20 e 21 de agosto de 2010, no Acalanto Convenções, em Feira de Santana, a VI Jornada de Alergia e imunopatologia Clinica, especificamente para os profissionais deste segmento de saúde, assim como graduandos e pós graduandos das cidades vizinhas. Entre os coordenadores está o médico alergista Claudio Luis Nogueira.

Nelson Rodrigues

Os fãs do dramaturgo Nelson Rodrigues terão um mês recheado de apresentações teatrais em Feira de Santana no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), com o “Nelson aGosto”, evento que marca os 98 anos de nascimento de um dos maiores expoentes da dramaturgia brasileira. A abertura está prevista para o dia 12, a partir das 20 horas, com a encenação da peça Valsa nº6, dirigida por Gugu dos Anjos. Está peça será apresentada também no dia 16. As outras montagens previstas são Os homens de Nelson, com texto e direção de Jean Marques, nos dias 14, 15 e 28; Noiva da Morte, direção de Geovane Mascarenhas, nos dias 14, 15 e 28 e O Justo,também dirigida por Mascarenhas, nos dias 21, 22 e 29.

Retrate Interior

Direcionado aos grupos e artistas de teatro que tenham pelo menos 03 anos de atividade em teatro, numa iniciativa do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões da Bahia acontecerá em Feira de Santana, Porto Seguro, Ilheus, Vitoria da Conquista, Jequié e Euclides da Cunha, o Retrate Interior 2010, evento que conta com recursos do Fundo de Cultura do Estado. Serão duas turmas com 20 (vinte) alunos cada uma e cujas inscrições ocorrerão até o dia 27 próximo, no Teatro Municipal Margarida Ribeiro. Para os artistas que já possuem DRT (registro profissional) devem preencher a ficha de inscrição e, apenas, anexar à mesma, cópia da página da carteira de trabalho que consta o nº. do DRT e a função.

Licença

O senador feirense João Durval (PDT-BA) comemorou a aprovação, na terça-feira, de uma emenda à Constituição que amplia a licença maternidade de quatro para seis meses. De autoria da senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) a proposta de emenda modifica a Constituição e obriga a todas as empresas e o serviço público a conceder a licença por 180 dias. Atualmente a licença maternidade de seis meses é obrigatória no serviço público e opcional na iniciativa privada. O projeto segue para a Câmara onde deverá ser aprovado em dois turnos. Em caso de modificação, precisará retornar ao Senado.

João Durval comentou a aprovação por unanimidade. “É um projeto moderno, que põe o Brasil num patamar absolutamente atual. A amamentação por seis meses é de suma importância para a saúde de nossas crianças, além de aumentar o convívio familiar, que vai se refletir na formação do caráter futuro dos nossos filhos.” O senador João Durval participa, em Brasília, nesta semana, do esforço concentrado que pretende limpar a pauta do Senado em relação a medidas provisórias, emendas constitucionais e aprovação de autoridades para diversos setores do serviço público.

Novos frigoríficos

O secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, assinou na quarta-feira, (4), em Itaberaba, ordem de serviço autorizando a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, (Adab), a iniciar os trabalhos visando a descentralização do abate na região da Chapada e do Paraguaçu, com a construção de um frigorífico no município de Itaberaba. Esta será uma das ações do programa Seagri Itinerante, realizada em Itaberaba e Mucugê. O secretário vai assinar também ordem de serviço autorizando a construção de uma unidade de beneficiamento de frutas no município de Bonito. O frigorífico de Itaberaba é um dos 15 novos abatedouros que o governo do Estado está implantando na Bahia, ampliando em 50% o número de frigoríficos.

Língua alemã

A Universidade Estadual de Feira de Santana e o Instituto Cultural Brasil Alemanha (Goeth-Institut Salvador Bahia) matriculam até 23 vindouro para o Curso de Língua Alemã, iniciativa de acordo de cooperação pedagógica e cultural com o objetivo de divulgar o idioma e a cultura alemães. Através deste acordo o Goeth-Institut passa a ministrar aulas de alemão na Uefs, fazendo uso do espaço físico administrado pelo Departamento de Letras e Artes (DLA), situado no Módulo 2, campus universitário. O diretor do DLA, professor doutor Geraldo Ferreira de Lima, salienta que a assinatura desse acordo é importante porque possibilitará a realização de intercâmbio entre as instituições acadêmicas do Brasil e da Alemanha através do Deutscher Akademischer Austauschdienst ( Daad – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico).

Passa bem

Com saúde restaurada a senhora Ritinha Kruschwsky, que esteve internada no Hospital Aliança durante algumas semanas, pregando um susto ao seu marido empresário Carlinhos Kruschewsky.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Antonio José Larangeira 3731 artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário