Eventos esportivos mobilizam capital e interior baiano no final de Semana

Sete eventos esportivos nacionais e internacionais serão realizados na capital e interior da Bahia, no próximo final de semana, a começar, na sexta-feira (13/08/2010), pelo Grande Prêmio da Stock Car, maior categoria do automobilismo brasileiro, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

A capital baiana também sediará a final do Panamericano Internacional de Basquete Universitário. Camaçari, o início do Aberto de Tênis da Bahia. Lauro de Freitas, o quarto Encontro Nacional de Capoeira. Seabra e Juazeiro, o início dos Jogos Abertos do Interior. Senhor do Bonfim, a primeira clínica de esporte do início do Projeto Participa Bahia – todos com o apoio da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb). Tem ainda a etapa baiana do Circuito Mundial de Longboard Profissional, em Itacimirim, promovida pela Associação Nordestina de Surf.

Tênis

A partir do próximo sábado (14) até o dia 21 deste mês, será realizado, em Camaçari, o primeiro Aberto de Tênis da Bahia, que faz parte do ATP Challenger Tour. A competição reúne tenistas de 31 países e será disputada no Hotel Bahia Plaza, em Busca Vida. O ATP Challenger Tour é um circuito que acontece em mais de 40 países, com 178 eventos anuais. Do torneio já participaram craques consagrados como Pete Sampras, Gustavo Kuerten, Rafael Nadal e Roger Federer.

O canal de TV por assinatura Sportv transmitirá a decisão para todo Brasil. Sábado e domingo serão destinados para o qualifying. O brasileiro Ricardo Mello é o melhor posicionado no ranking entre os participantes já confirmados. Ele é o número 89 do mundo. O segundo melhor é o argentino Federico Del Bonis, número 122. Os franceses David Guez (125) e Josselin Ouanna e os brasileiros João Souza (139) e Thiago Alves (144) são outros destaques.

Basquete

A decisão do Campeonato Panamericano de Basquete Universitário também será realizada no sábado, às 12h, no ginásio do Colégio Salesiano, no bairro de Nazaré, em Salvador. Nas semifinais de sexta-feira sairão os finalistas. Às 18h, o Brasil disputa com o Chile e, às 20h, os Estados Unidos com o Paraguai. Os vencedores se encontram na decisão e a expectativa é por um novo duelo entre brasileiros e norte-americanos, que se enfrentaram em partida emocionante na primeira fase, que terminou com vitória, por apenas um ponto de vantagem, para os Estados Unidos.

Jogos Abertos

De sexta-feira a domingo, Juazeiro e Seabra sediam dois zonais dos Jogos Abertos do Interior, com disputas de handebol, futsal, vôlei e basquete. O zonal de Juazeiro deverá ter a participação das equipes das cidades de Casa Nova, Sobradinho, Senhor do Bonfim, Campo Alegre de Lourdes, Caraíbas, Curaçá e Juazeiro. O Zonal de Seabra reunirá equipes dos municípios de Ibititá, Morro do Chapéu, Lençóis, Irecê, João Dourado, Palmeiras, Itaberaba, Presidente Dutra, Andaraí e Seabra.

Clínica de Esporte

Resultado de uma parceria entre a Sudesb e Federação Baiana de Desporto de Participação (FBDP) será realizado, de sexta a domingo, em Senhor do Bonfim, o Projeto Participa Bahia, que consiste em clínicas e jogos envolvendo diversas modalidades esportivas voltadas para atletas com algum tipo de deficiência.

Nessa primeira fase da clínica, 120 pessoas serão capacitadas nas modalidades natação, capoeira e futsal. Uma palestra sobre os esportes adaptados abre as atividades. O projeto também acontecerá em Salvador e em Feira de Santana, no mês de setembro.

Capoeira

Aproximadamente dois mil capoeiristas participam, em Lauro de Freitas, do 4º Encontro Nacional de Capoeira, organizado pela Associação de Capoeira Filhos da Bahia (Acalfi). O evento será aberto, às 13h de sábado com a 10ª Caminhada do Grupo Filho da Bahia, que sai do final de linha dos ônibus de Itinga até a Praça do Caranguejo. No domingo, acontece o 1° Encontro de Capoeira Feminina, às 8h, na Escola Municipal Dois de Julho.

De acordo com o mestre Geraldo Pereira, do grupo Filho da Bahia, o encontro tem o intuito de educar e promover a inclusão social de crianças e adolescentes, proporcionando o conhecimento da cultura brasileira e regional, aliando a cultura à educação.

Outras atividades marcam o encontro – palestras sobre Capoeira Regional e Primeiros Socorros, Capoeira Angola e Educação Física, além de debates do Dia Mundial da Capoeira. A programação será encerrada no dia 21, com a realização do 24º Batizado do Grupo Filhos da Bahia, o 10º Batizado do Projeto Divipac (Caic), o VIII Batizado da Escola de Cadetes Mirins e o II Encontro de Capoeira dos Alunos da Escola Aberta.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141146 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário