Reforma no Hospital da Mulher avança. Leia esta e outras notícias da PMFS

Hospital também ganha UTI Neonatal

A reforma no ambulatório do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, tem avançado cada dia mais, faltando apenas reparar a área elétrica. O programa Saúde Digital será implantado na unidade. O atendimento ambulatorial foi mantido.
Oito homens da Manutenção da Secretaria de Saúde e da Fundação Hospitalar de Feira de Santana estão trabalhando na reforma.
Dentro de alguns dias, os pacientes da rede também serão beneficiados com uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal no Hospital da Mulher, através de uma parceria com o Ministério da Saúde. Vinte novos leitos serão criados, sendo 10 voltados para a UTI e 10 voltados para a semi-UTI. Alguns equipamentos já chegaram à unidade.

Prefeitura reforma várias escolas

Principalmente em unidades da zona rural

A Prefeitura de Feira de Santana está reformando diversas escolas da rede pública municipal, principalmente na zona rural, onde as intervenções estão sendo promovidas em vários distritos. O serviço vem sendo desenvolvido com recursos próprios do Município e resulta em ganhos na qualidade do ensino, oferecendo mais conforto e segurança para a comunidade escolar.

As intervenções promovidas pelo Governo Municipal estão contemplando a Escola Municipal Pedro da Silva, na Fazenda Contendas, distrito de Governador João Durval Carneiro; Escola Municipal Tibúrcio Santos e Escola Municipal João Vitório, ambas no povoado de Capim Grosso, distrito de Tiquaruçu; Escola Municipal André Custódio, povoado de Socorro, distrito de Tiquaruçu; Escola Municipal Artur Santiago Mota, povoado de Jaqueira, distrito de Tiquaruçu.

Obras de recuperação também estão sendo realizadas na Escola Municipal Otaviano Campos, distrito de Governador João Durval Carneiro. No distrito de Matinha as obras contemplam a Escola Municipal Isidro Alves, povoado de Alecrim Miúdo; Escola Florêncio Alves Bispo, povoado de Candeia Grossa; e Escola Santa Isabel, povoado de Jacú.

Enquanto isso, no povoado de Camisãozinho, o Governo Municipal dá início, nos próximos dias, às obras de reforma da Escola Municipal José Ferreira Venas. Já no distrito de Humildes, as intervenções vão contemplar a Escola Municipal José Alves, no povoado de Borda da Mata; Escola Municipal Cândido Vitorino, povoado de Escoval; e Ester Falcão, povoado de Fazenda Campestre. As melhorias também estão sendo realizadas na sede de Feira de Santana, Escola Municipal Margarida Lisboa, no bairro São João do Cazumbá; e Escola Municipal Comendador Jonathas Telles de Carvalho, no bairro Conceição.

No distrito de Governador João Durval Carneiro as intervenções contemplam a Creche Maria de Lurdes Machado, na sede do distrito; e Escola Municipal Augusto Ramos, na Fazenda Amarela. E em Jaguara será beneficiada a Escola Municipal Firmino José, no povoado de Malhador.

A diretora do Departamento de Manutenção da Secretaria de Educação, Tereza Cristina Mendes, explica que as intervenções envolvem recuperação da estrutura dos prédios, pintura geral e revisão em telhados e instalações elétrica e hidráulica, além de manutenção e ou substituição de piso e esquadrias de portas e janelas.

Programa Bolsa Família é destaque

Reconhecimento do Ministério do Desenvolvimento Social

O desempenho do programa de inclusão social Bolsa Família em Feira de Santana é destaque nacional. Obteve reconhecimento do Ministério do Desenvolvimento Social, tanto em função da boa qualidade do cadastro, indicando crescimento satisfatório no número de famílias beneficiadas, quanto pelo desempenho na atualização cadastral, com um dos melhores índices.

A melhora no desempenho da oferta do benefício está diretamente ligada à nova estrutura disponibilizada pela Prefeitura de Feira de Santana na gestão do programa federal. O atendimento ao público passou a contar com moderna estrutura física e também profissionais qualificados.

Desde a transferência do atendimento ao público, em agosto do ano passado, de uma sala com cerca de 30 metros quadrados, para um imóvel amplo, o número de contemplados saltou de 39 mil famílias para 44.789 famílias. As novas instalações do programa Bolsa Família, na rua Barão de Cotegipe, 649, oferecem rampas de acessibilidade, piso tátil, sanitários adaptados para portadores de necessidades especiais e leitura em braile.

O imóvel do Bolsa Família também disponibiliza ampla recepção com cadeiras para as pessoas aguardarem pelo atendimento sentadas, espaço climatizado, oferta de serviço totalmente informatizado e atendimento com assistentes sociais. Além disso, o serviço também conta com uma equipe de 12 pesquisadores, o que tornou o serviço referência no Norte-Nordeste do país.

O secretário de Desenvolvimento Social, Maurício Carvalho, observa que os investimentos promovidos pelo Governo Municipal no programa Bolsa Família dignificam as famílias que buscam pelo serviço. “Conseguimos dar uma guinada na oferta deste serviço, a começar pela estrutura física do prédio, otimizando o atendimento, o que resultou no fim das filas longas. E o resultado tem sido a liberação do benefício em tempo muito mais ágil”, afirmou.

A coordenadora do programa em Feira de Santana, Vitória Régia Santos Leal, observa que o Ministério do Desenvolvimento Social reconheceu o bom andamento do programa e o crescimento no município de Feira de Santana. “Hoje estamos com boa qualidade de cadastro, chegando aos 90% e com mesmo índice de atualização cadastral”, frisou.
Inscrição para Casamento Coletivo

Período desta segunda-feira até 31 de agosto

Casais com união estável, porém ainda não legalizada, têm a oportunidade de torná-la oficial, em cerimônia religiosa e civil. Para isso, basta se inscrever na oitava edição do Casamento Coletivo, no período desta segunda-feira (12) até 31 de agosto.

O evento é promovido pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Poder Judiciário e faz parte do programa “Família Cidadã”. A participação dos casais é gratuita.

A inscrição deve ser feita na Secretaria de Desenvolvimento Social, situada na avenida Getúlio Vargas, 3.417, de 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas. A cerimônia do casamento está marcada para o dia 9 de dezembro deste ano.

De acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Social, desde a primeira edição do evento, em 2002, até 2009, foram oficializadas 2.072 uniões. A Prefeitura também proporciona aos casais a ornamentação do espaço onde acontece a cerimônia, festa, bolo e as demais honras comuns à celebração.

Critérios para inscrição:

Se o casal for solteiro: Cópia autenticada da certidão de nascimento; Cópia autenticada de comprovante de residência; Estar acompanhado por duas testemunhas. Para Viúvos: Cópia autenticada da certidão de casamento; Cópia autenticada da certidão de óbito; Cópia autenticada do comprovante de residência; Cópia autenticada do Formal de Planilha (se houver bens); Certidão negativa do 1º e 2º Ofício – Cartório de Registro Imóveis; Estar acompanhado por duas testemunhas
Para divorciados: Cópia autenticada da certidão de casamento; Cópia autenticada da Carta de Sentença; Cópia autenticada do comprovante de residência; Cópia autenticada do Formal de Planilha (se houver bens); Certidão negativa do 1º e 2º Ofício – Cartório de Registro Imóveis; Estar acompanhado por duas testemunhas.

Casamento de estrangeiro: Certidão de nascimento traduzida por tradutor juramentado; Cópia autenticada do passaporte; Cópia autenticada da certidão de nascimento; Cópia autenticada do comprovante de residência; Estar acompanhado por duas testemunhas.

Menor de 16 a 18 anos: Casa com consentimento expresso e por escrito dos pais. Menor de 16 anos, somente com autorização Judicial; Cópia autenticada de certidão de nascimento (autenticado); Cópia do RG (autenticada) do menor; Cópia do RG e CPF dos pais (autenticada); Cópia do comprovante de residência (autenticada).

Cursos de qualificação profissional

Inscrição aberta para mais de 400 vagas a partir do dia 19

Aqueles que buscam uma qualificação profissional têm a oportunidade de se aperfeiçoar neste segundo semestre. A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, está ofertando mais de 400 vagas para 35 cursos gratuitos em diferentes setores. As aulas serão iniciadas entre segunda-feira (19) e dia 23, com o número limitado de 20 vagas por turma.

Entre as opções de cursos estão Crochê, Biscuit, Bordado, Artesanato (peso de porta emborrachados), Embalagem, Embalagem em Tecido, Manicure e Pedicure, Pintura em Tecido, Tricô, Vagonite, Customização, Bordado em Sandália, Corte e Costura, Acessórios em Tecido, Bolsa em Tecido, Cabeleireiro e Limpeza de Pele. Os cursos serão realizados entre segunda-feira e sexta-feira e será desenvolvido nos turnos matutino e vespertino.

Segundo Eliane Alves de Oliveira, chefe da Divisão de Capacitação de Mão-de-obra da Secretaria de Desenvolvimento Social, a inscrição pode ser feita na Secretaria, no horário de 8 às 12 e das 14 às 17 horas. A igreja será o local de funcionamento de todos os cursos. Os documentos necessários são RG, CPF e o comprovante de endereço.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]