115 câmara reforçam a segurança do estádio de Pituaçu

Com o final da Copa do Mundo, a atenção do torcedor baiano está voltada para o Campeonato Brasileiro. Nesta sexta-feira (16/07/2010), durante a partida entre Bahia e São Caetano, pelo campeonato nacional da série B, no Estádio Roberto Santos, em Pituaçu, a novidade ficará por conta da segurança, reforçada com modernos equipamentos para garantir mais proteção ao torcedor.

Cerca de 115 câmeras foram instaladas nas áreas internas e externas da praça esportiva e vão monitorar os torcedores durante as partidas, desde o momento da chegada até o final dos jogos. O sistema permite que as ações das torcidas organizadas sejam monitorizadas, além de identificar elementos violentos e baderneiros que vão para os jogos somente para brigar.

Serão 78 câmeras na parte interna do estádio, distribuídas pela tribuna de honra, arquibancadas, vias de acesso, vestiário, cantinas, campo e bilheteria. Na área externa serão mais 27, e mais dez super câmeras com um giro de 360 graus e um zoom de até um quilômetro de distância. “Este sistema funciona 24 horas por dia, monitorando tudo que acontece no estádio e ao redor dele”, disse o administrador da Estádio Roberto Santos, Hélio Ferraro.

Durante os jogos, a Polícia Militar da Bahia assumirá o serviço. “Eles terão uma sala, com dois monitores de 40 polegadas, e poderão monitorar toda área em apenas um clique, podendo assim identificar possíveis problemas. Além disso, servirá para inibir os baderneiros”, concluiu Ferraro.

Segundo Marcone Cerqueira, diretor da empresa responsável pela instalação das câmeras, o equipamento é o que há de mais novo em monitoramento de imagem no Brasil. “É um sistema totalmente digital, que funciona em rede e as imagens são armazenadas no servidor. Este sistema é um dos mais modernos existentes no mundo”, garante Cerqueira.

Para o major Henrique Melo, da Polícia Militar, o equipamento ajudará ainda mais na proteção dos torcedores no estádio. ”Excelente essa ajuda. Já resolvemos alguns problemas em outros jogos, inclusive já identificamos alguns elementos que praticaram desordem. Agora, com a totalidade destas câmeras, nosso trabalho será ainda mais eficiente”, diz o major Henrique.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]