Coluna de Antônio José Larangeira de 20 de junho de 2010

Turismo religioso

Baianos e turistas vão contar com um roteiro religioso que resgatará tradições cristãs das centenárias igrejas da capital do estado e do Recôncavo baiano. O tema vem sendo trabalhado há meses entre o vice-prefeito Edvaldo Brito e o arcebispo primaz do Brasil, Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, e teve os detalhes acertados numa reunião entre Brito e o Monsenhor Ademar Dantas, pároco da Catedral Basílica.O turismo religioso terá atrativos durante todo o ano. Primeiro no calendário oficial, com festas consagradas como a do Senhor do Bonfim, da Conceição da Praia, a Semana Santa, a da Boa Morte em Cachoeira, entre outras, e, segundo, na reedição de algumas das comemorações em datas alternativas para que baianos e turistas possam, mais uma vez, dar testemunho de fé e se divertir.

O calendário não terá apenas festas católicas e estará aberto a outras manifestações. Dentro do tema, o prefeito João Henrique retoma o projeto de construir um marco comemorativo ao Ano Paulino, ocorrido em 2008, quando os cristãos brindaram pelos dois milênios do apóstolo Paulo. Será um obelisco na Avenida Paralela, próximo da confluência com a Avenida Dorival Caymmi, que marcará a presença na capital baiana do maior divulgador do cristianismo nos seus primórdios.

Seguros

Há anos os mais conhecidos no Brasil são os seguros de vida e de automóveis, mas pouca gente sabe que existem também os seguros de condomínio e, sobretudo, que eles são obrigatórios. O diretor Fernando Leite, da Engenho Seguros, em Salvador, afirma que o seguro do condomínio, de natureza patrimonial, é uma exigência fixada em lei e sua contratação constitui uma das diversas atribuições do síndico. A lei em questão é a Lei Complementar 126/07, que modifica o Decreto-Lei 73/66 (regulamento sobre o Sistema Nacional de Seguros Privados), e estabelece como necessário que os condomínios tenham seguros a fim de garantir a indenização de prejuízos à estrutura do prédio, riscos de incêndios, queda de raios e explosões causadas por gás empregado na iluminação ou no uso doméstico. Fernando salienta que essa é a cobertura básica, mas existem seguros opcionais que incluem desde acidentes envolvendo automóveis no interior do condomínio até defeitos em elevadores, além do seguro de Responsabilidade Civil, que visa à proteção do patrimônio do Condomínio contra eventuais desfalques.

Teatro

Aconteceu sábado  no Teatro Municipal Margarida Ribeiro , o espetáculo Infanto Juvenil A VER ESTRELAS, texto de João Falcão e direção de Luciano Freire. O espetáculo fez  parte do resultado das oficinas de Teatro Adolescente do Programa Arte de Viver que acontecem no Centro de Cultura Maestro Miro e estará sendo  apresentado em prol da AAPC através de 1 KG de alimento não perecível. Esta associação que desenvolve um trabalho muito importante de ajuda e orientação social e psicologica as pessoas que sofrem e convivem com o Cancer distribuindo cestas básicas aos pacientes mais carentes.

O CIDADÃO DE PAPEL que retrata de forma clara as contradições sociais que sofrem os jovens que vivem na periferia e nos centros urbanos, drogas, violência, o racismo, o abuso sexual, desemprego, foi a cartaz na mesma oportunidade. Com muita música e colorido o espetáculo leva o público a refletir sobre essa realidade, o texto é baseado no livro O CIDADÃO DE PAPEL  de Roberto Dimenstein.

Data

Esteve em data aniversária, o jornalista Marcilio Costa, que comemorou ao lado de Eliana Mara e filhos com um jantar em sua residência. Não precisa dizer que na oportunidade foi bastante cumprimentado pelo seu vasto circulo de amigos.

Na cidade

Na cidade no final de semana, o prefeito de Andarai e pecuarista Wilson Paes Cardoso, que na quinta feira esteve em Salvador para acompanhar o presidente da República Luis Inacio Lula da Silva. Na sexta, Paes  Cardoso, foi recebido no concorrido almoço da Confraria dos Gastrônomos, que aconteceu no restaurante chinês Tchin Yen Bao.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]