Confira coluna de Antônio José Larangeira de 23 de junho de 2010

Antônio José Larangeira
Antônio José Larangeira

BB doa computadores

Atendendo pedido do seu presidente Armando Sampaio, a Associação Comercial de Feira de Santana, recebeu do Banco do Brasil – Regional de Feira de Santana, treze computadores semi-novos e completos, que serão utilizados nas mais diversas tarefas da instituição feirense. Esta doação foi realizada através do superintendente regional do BB Gladston Lages Neto, que de maneira gentil se empenhou por aquele processo.

Fórum

De 204 municípios no Estado, 159 enviaram representantes para o II Ciclo de Capacitação do programa da UNICEF. Mais de 400 pessoas, entre articuladores, conselheiros e adolescentes, conheceram o passo a passo da preparação, realização e comprovação do 1º Fórum Comunitário do Selo – etapa fundamental na caminhada pela conquista da certificação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Juazeiro, Vitória da Conquista e Feira de Santana sediaram os quatro encontros de formação de lideranças municipais. Os eventos foram promovidos pelo UNICEF, entre maio e junho, com o apoio técnico do Juspopuli Escritório de Direitos Humanos e do Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido. “O UNICEF escolheu três pólos de capacitação, em diferentes regiões do Estado, para facilitar a participação dos municípios. As prefeituras reafirmaram o compromisso de melhorar sua capacidade técnica na gestão de políticas públicas para a infância e adolescência, garantindo a presença dos seus representantes. Observamos um avanço na qualidade da participação, com a experiência e importantes contribuições de técnicos que participaram de outras edições do programa.

Quase 360 mil

Feira de Santana terá no próximo pleito eleitoral, 359.449 eleitores habilitados a votar, segundo informação à mídia, proporcionada pelo Tribunal Superior Eleitoral. Os mesmos deverão eleger o presidente da república, governadores,  senadores, deputados federais e estaduais.

Cordel

A literatura de cordel chegou ao Brasil com os portugueses e na região do Nordeste encontrou terra fértil e se fortaleceu. Para quem deseja conhecer um pouco mais sobre esse estilo de poesia popular, que inicialmente era oral e depois ganhou impressão em folhetos de papel, não deve perder a exposição  bibliográfica Literatura de Cordel, realizada pela Casa Afrânio Peixoto, em Lençóis (a 425 km de Salvador), até o dia 30 de junho, das 8h às 18h. A mostra é composta pelo acervo da Casa e traz grandes nomes do Cordel baiano e visa promover a cultura popular da Chapada Diamantina. Entre os diversos títulos está o Cordel Afrânio Peixoto, o Filho Amado de Lençóis, de Antonio Carlos de Oliveira Barreto.

Giro

Solange Lins de Albuquerque,Vera Sento Sé e Misael Tavares passarão o São João em Guarajuba, com muito forró e o melhor da culinária junina.

Pintura

Vinte agricultores familiares e donas de casas de Irecê concluem, sexta-feira (18), o XII Curso de Pintura em Tecido que, em uma carga horária de 40 horas, aprendem a arte da pintura, sob a orientação da instrutora Rosilene da Silva Dourado, que utiliza a técnica “mão livre”. A iniciativa é da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), sob a coordenação do Centro de Formação de Agricultores Familiares do Território de Irecê – Centrefértil, e tem como objetivo gerar mais uma opção de fonte de renda para as novas artesãs. Segundo o chefe do Centrefértil, Raimundo Rocha, com dez edições do curso, mais de 234 pessoas foram beneficiadas, sendo 60% de agricultoras familiares preparadas a produzir e comercializar seus produtos.

Retorno

Regressou de São Paulo, onde participou da feira de alimentação internacional Fispal,  o restauranteur Nelson Peixoto. Já reassumiu as suas atividades no grill que dirige no Cajueiro.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Antonio José Larangeira 3725 artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário