Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 21 de junho de 2010

O artista plástico Chico Liberato e o escritor Francisco Sena na festa do Vasco da Gama.

O artista plástico Chico Liberato e o escritor Francisco Sena na festa do Vasco da Gama.

Ampliação do CIS

Com carência de área de 1,3 milhão de metros  quadrados para implantação de novas unidades fabris em Feira de Santana, o diretor geral do Centro Industrial do Subaé  José Mercês  Neto  está vivamente preocupado e  interessado em dar solução ao problema. Por este motivo um estudo vem sendo desenvolvido para localização de uma área no distrito de Matinha, após o Riacho de São Jose até pista da Br 116, onde poderá  se colocar o CIS Norte.

Teatro

É MEU, É SEU, É NOSSO! é um musical para todas as idades que mostra a luta de um menino para vencer uma terrível doença. Nessa sua trajetória conta com a força da família e dos amigos e é esta solidariedade quem cria a esperança de uma vitória. O texto é do premiado dramaturgo Deolindo Checcucci (O Vôo da Asa Branca, Raul Seixas, Irmâ Dulce). A direção é de Heraldo Souza, que também assina A trilha sonora que será executada, cantada e dançada pelos atores. Heraldo Souza foi vencedor do prêmio de “Melhor Trilha Sonora Original” no Festival Nacional Ipitanga de Teatro 2008 e indicado ao Prêmio Braskem de Teatro na categoria “Revelação” pela composição e arranjos das músicas da peça Os Prequetés em 2009. A montagem é uma realização do GACC –  Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Bahia), em parceria com a Cabriola Cia. de Teatro.

Vasco da Gama

O artista plástico Chico Liberato, um dos mais expoentes representantes das artes em Salvador e no mundo, recebeu amigos e convidados, quinta passada (10), para a inauguração do monumento criado por ele e intitulado: “Vasco da Gama – O Navegador.” A obra tem a forma de uma caravela, com mais de 7,5 metros de altura e pesando 2 toneladas. Em suas velas estão gravados a Cruz de Cristo, dos descobridores portugueses e o Opaxorô de oxalá, que representa a diáspora africana.  O monumento sugere uma viagem pela história do descobrimento do Brasil, onde a caravela foi uma fundamental invenção que possibilitou a expansão marítima. Toda a montagem do monumento foi feito em Salvador e contou com membros da comunidade da Estrada Velha do Aeroporto e o apoio de artífices locais como Neguinho e Bernardo. No evento estiveram presentes o diretor presidente da Frutosdias, Frutos Gonzales Dias Neto, o escritor Francisco Sena, o superintendente de cultura Carlos Paiva, Vilma Lage representante da prefeitura de Salvador, além dos familiares do artista Chico Liberato.

Curso 

As questões que envolvem o tema segurança do trabalho serão debatidas na próxima sexta,(18), durante o curso de extensão Gestão dos Riscos do Meio Ambiente do Trabalho segundo novos referenciais teóricos de saúde do trabalhador (NTEP E FAP), promovido pela Associação  Baiana de Engenharia de Segurança (Abese). Com palestras do especialista e professor da Universidade de Brasília (Unb), Paulo Rogério Albuquerque de Oliveira, o evento é voltado para todos os profissionais que atuam na área de segurança do trabalho do Estado da Bahia. As discussões abrangerão, entre outros temas, os aspectos legais da promoção da saúde no ambiente de trabalho voltados à multiplicação de boas práticas.

Desfile de Chitão

Amanhã às 16 horas na AABB, o International Women´s Club, Feira de Santana,  estará promovendo durante uma tarde junina o Desfile de Chitão, com uma programação em que acontecerá o trança-fitas, desfile, sorteios e será servido iguarias da época. A senhora Cidinha Kruschewsky  e um grande grupo estarão recebendo muitos convidados em festa beneficente.

Andaraí contemplado

Em Salvador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve assinando com o governador Jaques Wagner o PAC Cidades Históricas, que contemplará 16 municípios  da Bahia, dentre eles, Andaraí, que tem como prefeito Wilson Paes Cardoso, no valor total de R$ 692 milhões de reais. Este município foi contemplado com R$ 21 milhões de reais, num total de 26 ações de requalificação de espaços públicos, construção de terminais de transporte e equipamentos urbanos, construção de habitação social para relocação de ocupações irregulares em áreas de preservação, implantação de redes de infraestrutura urbana em sítios tombados, entre outras.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]