Turismo de grandes eventos é discutido em Salvador

A realização da Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 no Brasil, bem como o legado desses grandes eventos, foram os principais temas debatidos durante o Fórum Nordeste de Turismo de Eventos, realizado na segunda-feira (10/05/2010), no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador. O encontro contou com a presença dos presidentes das principais entidades do setor na Bahia e de estados do Norte e Nordeste do país, bem como de autoridades, como o secretário de Turismo da Bahia, Antonio Carlos Tramm, e a presidente da Bahiatursa, Emília Silva.

Durante a abertura do fórum, o presidente da Confederação Nacional do Turismo (CNTur), Nelson de Abreu Pinto, alertou que apenas 50% da estrutura das cidades-sedes da Copa está pronta. Segundo ele, é preciso que as obras de infraestrutura e os projetos de capacitação sejam acelerados e concretizados.

Abreu também lembrou a importância do turismo como atividade econômica nesses grandes eventos e defendeu a criação do Serviço Nacional do Turismo (Sestur) e o Serviço Nacional de Aprendizado no Turismo (Senastur). Para ele, “as novas entidades servirão para alavancar uma das principais demandas do turismo nacional, que é a área de qualificação profissional”.

Sobre este tema, o presidente da CNTur destacou o trabalho realizado pelo governo baiano e acrescentou que o Estado está realizando um bom trabalho na promoção do destino.

O secretário de Turismo da Bahia, Antonio Carlos Tramm, lembrou que os investimentos do Estado na área de qualificação foram de R$ 17 milhões nos últimos três anos e devem beneficiar cerca de 20 mil pessoas até 2011. “Além disso, temos a meta de capacitar 1 mil motoristas de táxi até a realização do mundial”, informa o secretário. Tramm também ressaltou que a Lei Geral do Turismo representa um grande avanço para o setor e destacou o fato de a Bahia ser o primeiro estado brasileiro a licitar a construção do estádio que sediará os jogos do mundial.

A presidente da Bahiatursa, Emília Silva, contou que o Destino Bahia terá uma grande promoção no Mundial da África do Sul este ano e também a divulgação de roteiros em parceria com as capitais nordestinas que sediarão jogos em 2014 (Natal, Recife e Fortaleza). Além disso, o Estado divulgará, de forma intensificada, o roteiro integrado com o Rio de Janeiro e o Amazonas.

Ainda na área de qualificação, o presidente da União Cultural Brasil-Estados Unidos, Paulo Bastos, anunciou a implantação de cursos de inglês a distância para 1 milhão de trabalhadores na área de turismo, como taxistas, garçons, camareiras, recepcionistas, entre outros, além de paramédicos, policiais e controladores de voo.

Questionado sobre a eficácia dos cursos ministrados a distância, Bastos assegurou que “o grande diferencial deste curso é a certificação. O garçom qualificado terá um botton de identificação, assim como os táxis terão um selo estampado nos vidros para indicar que participaram dos cursos”, explica Bastos.

Os recursos para financiamento dos cursos serão garantidos através do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e não haverá custo para os participantes.

Legado

Além das obras de infraestrutura, como construção de novas vias e melhoria do sistema de transporte urbano, muitos empresários preocupam-se com o saldo deixado pela realização de grandes eventos. O presidente do Conselho Baiano de Turismo, Silvio Pessoa, defendeu a formatação de um calendário anual de eventos e destacou que a gestão do turismo no Estado já deu algumas contribuições importantes, como a atração do GP Bahia de Stock Car.

O Fórum Nordeste de Turismo de Eventos contou ainda com a participação de professores da área, do presidente da Saltur, Cláudio Tinoco, e do ex-titular da antiga Secretaria da Cultura e Turismo da Bahia, Paulo Gaudenzi.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]