Senadores homenageiam Joaquim Nabuco

Senadores homenageiam Joaquim Nabuco.

Senadores homenageiam Joaquim Nabuco.

O Senado vai homenagear o escritor, diplomata, político e abolicionista Joaquim Nabuco, no período do expediente que antecede a sessão plenária deliberativa de quarta-feira (12/05/2010), às 14h. O requerimento solicitando o evento é do senador Cristovam Buarque (PDT-DF). A Lei 11.946/09 institui 2010 como o Ano Nacional Joaquim Nabuco, para celebrar o centenário de sua morte, ocorrida em 17 de janeiro de 1910, em Washington.

Nascido no Recife (PE) em 19 de agosto de 1849, Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo foi também historiador, jurista e jornalista, além de ser um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Assumiu o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos, entre 1905 e 1910. Destacou-se na vida política brasileira por sua luta contra a escravidão, sendo fundador da Sociedade Antiescravidão Brasileira.

Destacou-se ainda por críticas à Igreja Católica, que, em sua visão, não teria defendido a emancipação dos escravos no Brasil. Ele também lutou pela liberdade religiosa, defendendo a separação entre Estado e Igreja.

Casado com Evelina Torres Soares Ribeiro, Joaquim Nabuco teve cinco filhos: Maurício, diplomata e também embaixador do Brasil nos Estados Unidos; Joaquim, sacerdote da Igreja Católica; Carolina, escritora; Mariana; e José Tomas. Entre suas obras, destacam-se:O Abolicionismo (1883); Campanha abolicionista no Recife (1885); O erro do imperador (1886);Escravos (1886); O dever dos monarquistas (1895); e Um estadista do Império (1897-1899).

*Com informações da Agência Senado

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]