Salvador será sede do 11º Congresso de Municípios

Pela primeira vez em sua história, a ABM (Associação Brasileira de Municípios) vai realizar o seu congresso fora de Brasília. Entre os dias 25 e 27 de maio de 2010 cerca de 800 administradores de todo o país estarão reunidos no Centro de Convenções de Salvador para debater as práticas e estratégias mais adequadas para uma gestão municipal eficiente. Ex-prefeito de Utinga (BA) e presidente da ABM, Alberto Muniz confirmou que o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o ministro Márcio Fortes (Cidades) vão participar do congresso, o 11º a ser organizado pela entidade.

Segundo Alberto Muniz, a escolha de Salvador para sediar este que é um dos mais importantes encontros municipalistas do Brasil faz parte de uma mudança estratégica da ABM. “Queremos promover uma assistência itinerante, levar os prefeitos e prefeitas para conhecer a realidade brasileira. Até o ano passado, o congresso era realizado somente em Brasília, e precisamos mudar este perfil.”

Alberto Muniz disse, ainda, que gestores públicos de todo o Brasil também foram convidados a participar do evento. As propostas e soluções da ABM para as cidades serão divulgadas no último dia do evento. No entanto, a entidade adiantou que entre as reivindicações estão a alteração do artigo 62 da Lei de Responsabilidade Fiscal, que obriga os municípios a cumprirem obrigações que não são de sua competência e a flexibilização da Lei 8666/93, de modo a estimular as compras públicas e a reforma tributária.

“Também queremos aproveitar o congresso na Bahia para aumentar em pelo menos 50% o nosso número de filiados”, disse Alberto Muniz, que foi presidente da UPB (Associação dos Municípios da Bahia) e da Associação de Municípios do Nordeste, antes de chegar ao comando da ABM. A organização do 11º Congresso Brasileiro de Municípios prevê a realização de blocos temáticos para facilitar a orientação dos gestores. O primeiro bloco vai tratar das ferramentas de modernização, fiscalização e controle da gestão pública, onde serão apresentadas regras para implantação de consórcios, softwares de controle e transparência e gestão de contas públicas.

Os outros blocos irão falar sobre as políticas para o desenvolvimento local e regional e os projetos federais de estímulo ao crescimento das cidades. Todas as atividades do congresso serão gratuitas e as inscrições podem ser feitas no site oficial do evento:www.congressoemunicipios.com.br.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]