Salvador sedia o 1º Congresso Sindical dos Comerciários nos dias 13 e 14 de maio

Nos dias 13 e 14 de maio de 2010 será realizado, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, o 1º Congresso Sindical dos Comerciários da Bahia. Sob o título “Unidade e amplitude para superar desafios”, o evento, organizado pelo Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do Estado da Bahia (Fecombase) agregará especialistas de renome, como o ex-ministro da Previdência Social, Waldir Pires e o fundador do Centro de Estudos Sindicais (Ces) Altamiro Borges.

O credenciamento das delegações será realizado entre 16 e 18 horas do dia 13, seguido da Abertura Solene e do Jantar de Confraternização. No segundo dia, os trabalhos terão início às oito horas. Ao todo serão nove palestras, dividas em três temáticas: Jurídica e Legislativa; Econômica e Social; Política e Sindical. Após a conclusão de cada etapa, haverá debates com a participação interativa do público através de perguntas e respostas.

Além da regulamentação da categoria, que ainda tramita em projeto de lei, o congresso será uma oportunidade de se discutir outros assuntos de grande importância para os trabalhadores, como a redução da jornada de trabalho de oito para seis horas diárias (dois turnos) e o fim do Fator Previdenciário, que reduz benefícios para a maioria dos aposentados, principalmente para quem se aposenta por tempo de serviço. Os comerciários defendem também a unicidade sindical como forma de fortalecer as mobilizações; a previdência administrada pelos trabalhadores, aposentados e empresários; e reivindicam o reconhecimento do Dia Nacional do Comerciário, 30 de outubro, como feriado nacional.

De acordo com o presidente da Fecombase, Márcio Fatel, a iniciativa tem o intuito de mobilizar a categoria aproveitando o contexto político favorável ao trabalhador (política de valorização do salário mínimo, diminuição do desemprego, crescimento econômico). “É importante aproveitar o ano da eleição para cobrar da classe política garantia dos direitos e compromisso com as nossas reivindicações” – salientou Fatel.

A presença de Waldir Pires, um dos mais experientes políticos da Bahia, que abordará “O sistema público de previdência social do Brasil”, eleva a credibilidade do evento. O sucesso como Ministro da Previdência lhe concede autoridade numa das mais polêmicas instituições brasileiras. Para ele, que é um dos maiores defensores da Previdência Pública, a “proteção da velhice” não pode ser vinculada ao “lucro de mercado”: “É uma conquista do processo civilizatório, que diz respeito à dignidade da vida”.

Entre os destaques está também a palestra de Altamiro Borges, com o tema “A conjuntura política e a participação dos trabalhadores”. Ele apresentará os motivos que levaram o Brasil a escapar da crise econômica, como os programas sociais, a diversificação do comércio externo, a manutenção de importantes empresas estatais e o papel dos bancos públicos, fundamentais para manter a liquidez da economia. Borges resume: “será uma provocação na consciência”. Para ele, o momento é propício para o sucesso do evento. “O setor sindical costuma navegar melhor quando a economia está em crescimento e, em ano de eleição, é quando se deve definir o que se quer para o futuro”.

O coordenador nacional do Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST), José Augusto da Silva Filho, vê com bons olhos a participação dos sindicalistas baianos na conjuntura nacional. Ele, que é também diretor secretário geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), demonstra mesmo entusiasmo com o congresso: “Acho que, pela programação e pelos palestrantes, o evento permitirá um amadurecimento muito grande das pessoas que puderem participar. A comissão organizadora foi muito feliz. Tenho certeza absoluta que quem for não vai se arrepender”. O tema de sua palestra será “O atual contexto sindical e a regulamentação dos comerciários”.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]