População de Cajazeiras vai ganhar ginásio de esportes

“Esse projeto é uma beleza. Um ginásio desse porte é uma fonte de vida para os moradores e para a criançada”, comemora Roque Coelho, 81 anos, morador de Cajazeiras. Ele aguarda, com expectativa, pela conclusão das obras do Ginásio de Esportes, em construção pelo Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre), e da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab).

O ginásio no bairro mais populoso de Salvador, com 450 mil habitantes, terá capacidade para aproximadamente 2,6 mil pessoas. Contará com quadra poliesportiva, na qual poderão realizados jogos das seleções brasileiras nas modalidades de vôlei, basquete, futsal e handebol. No entorno da praça esportiva, a comunidade terá ainda um campo de futebol society e parque infantil.

Localizado no loteamento Cajazeiras, na Estrada do Coqueiro Grande, o ginásio de Cajazeiras terá as dimensões oficiais de 40 por 20 metros. O projeto inclui tribunas de honra e de imprensa, cadeiras especiais, dois placares eletrônicos, seis cabines de rádio, duas televisões, três vestiários, cantinas, sanitários.

Terá ainda espaço para polícia e bombeiros, um estacionamento para 45 veículos de passeio, quatro vagas para portadores de deficiência física, vagas para ciclista e duas para ônibus. O investimento estimado do governo para as obras, que deverão ser concluídas no final deste ano, será de R$ 5,8 milhões.

Da janela de casa, Dona Guilhermina de Oliveira, moradora do bairro há sete anos, observa os operários na construção da praça esportiva. “Nós, moradores, estamos gostando da novidade. Graças a Deus, isso está acontecendo em Cajazeiras. Antes, essa área estava entregue a usuários de drogas e à prostituição. Com o ginásio, teremos mais segurança e iluminação adequada”.

A segurança é um ponto muito discutido também pelos líderes das associações de moradores locais. Para eles, inclusão social, por meio do esporte, é fundamental e, consequentemente, tira os jovens das drogas e da criminalidade.

Evanir Borges, presidente de uma das associações de moradores do local, por exemplo, acredita que, com a construção do ginásio, a tendência é diminuir a criminalidade na área. “Cajazeiras merece isso. A gente agradece ao Governo do Estado por essa iniciativa. Temos muitas dificuldades e a criminalidade é um grande problema social. No bairro, acontecem diversos campeonatos de diversas modalidades esportivas e, até então, não desfrutamos de um local apropriado. Mas agora teremos”.

O jovem Murilo Guimarães acredita que esta região será bastante valorizada, aquecendo o mercado. “Com a movimentação de pessoas e grandes eventos esportivos, que poderão acontecer aqui, o mercado informal irá aumentar consideravelmente e isso vai ajudar muita gente”.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]