Partidos traçam estratégias para votações do pré-sal

Brasília – Tanto os partidos da base do governo quanto os de oposição promovem hoje (04/05/2010) uma série de reuniões para definir como vão atuar no processo de votação de quatro medidas provisórias que agora passam a trancar a pauta do Senado. A votação dessas matérias é fundamental para que os aliados consigam dar andamento ao cronograma de apreciação das matérias do pré-sal, que começaria na próxima semana com a análise do projeto de lei que cria a Petro-sal.

O líder do PDT, Osmar Dias (PR), disse que a bancada se reúne por volta das 15 horas para tentar ir a plenário com uma posição comum. O desafio, segundo ele, é entrar num consenso com parte dos seis senadores que estariam dispostos a aderir à obstrução do PSDB e do DEM por conta de problemas eleitorais em seus estados.

“Existem, no partido, parlamentares que têm restrições para votar. Fica difícil contemplar todos os estados”, disse o parlamentar.

No PMDB, a orientação é votar com o governo e tentar manter a estratégia definida na reunião de quinta-feira (29) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de impor a maioria governista em plenário. Senadores do partido, entretanto, devem contrariar a orientação das lideranças.

O senador Gerson Camata (PMDB-ES) é um deles. Abertamente, disse que vai compor com a oposição do processo de obstrução para inviabilizar o calendário do pré-sal estipulado por Lula com sua base. “Vou obstruir, não vou deixar votar”, destacou. O parlamentar não aceita a tese de repartição igualitária dos royalties do petróleo e, tampouco, a estratégia articulada pelo líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), de deixar para depois das eleições o debate sobre o assunto.

A bancada petebista se reúne às 14 horas para afinar o discurso. O senador Romeu Tuma (SP) afirmou que o partido deve seguir a orientação do governo.

*Com informações da Agência Brasil

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]