Parlamentares votam aumento do repasse ao Paraguai pela energia de Itaipu

A Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) pode votar na quarta-feira (05/05/2010) o parecer favorável do deputado Dr. Rosinha (PT-PR) à proposta de alteração no Tratado de Itaipu que aumenta os valores a serem pagos ao Paraguai pelo excedente de energia cedido ao Brasil (Mensagem 951/09).

As alterações aumentam em três vezes a remuneração da energia cedida pelo Paraguai. Os pagamentos anuais passarão de 120 milhões de dólares (aproximadamente R$ 210 milhões) para cerca de 360 milhões de dólares (cerca de R$ 630 milhões), considerados valores de 2008.

Dr. Rosinha (PT-PR) explicou que o consumidor brasileiro não será afetado, e o Brasil obterá contrapartidas do Paraguai na regularização de atividades dos chamados “brasiguaios” – agricultores brasileiros que vivem no Paraguai.

A proposta foi encaminhada ao Congresso em novembro de 2009. Em março deste ano, representantes do governo paraguaio pediram à representação do Mercosul celeridade na tramitação.

A reunião está marcada para as 14h30 no plenário 19 da ala Senador Alexandre Costa do Senado.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]